Insólito

Amigos descobrem que foram trocados à nascença há 41 anos

Leon Swanson e David Tait nasceram há 41 anos, tornaram-se amigos e acabam de  tomar conhecimento de uma verdade arrasadora: foram trocados à nascença, no Norway House Hospital, no Canadá. Veja o vídeo com a reportagem da CBS News.

Corria o ano de 1975 quando Leon e David nasceram, com três dias de diferença, no Norway House Hospital, na província canadiana de Manitoba. Um erro levou a que as suas mães recebessem um filho que não era seu.

Mas trocas à nascença não são caso único. O que torna esta história incrível é o facto de Leon e David – que são indígenas e que vivem numa pequena cidade de 5000 habitantes – serem vizinhos e de se terem tornado amigos.

Ambos conhecem os pais biológicos, que moram mesmo na porta ali ao lado. Mas nunca tiveram uma relação de pai e filho com eles.

Um teste de ADN comprovou esta verdade arrasadora, comprovou que estes dois homens viveram uma mentira, tão próximos dos pais biológicos e sem qualquer laço com eles.

Trocas de bebés não são caso único na Norway House Hospital. Aliás, há exatamente 41 anos houve outro caso naquela unidade de saúde.

Leon Swanson já tinha ouvido boatos de que teria sido entregue a uma mãe que não era sua. Relativizou, mas acabou por confessar ao amigo essas dúvidas.

Decidiram então investigar e o teste de ADN trouxe todas as respostas. Pôs termo a uma mentira com 41 anos, que envolve não só os dois amigos, como todos os familiares, desde logo os respetivos pais e mães.

Fúria, angústia, confusão, indignação. São fortes e intermináveis os seus sentimentos.

Perante as evidências, decidiram manter-se com as famílias que os criaram, ainda que tenham ganho mais uma família. O amor é mais forte do que a genética.

Hoje, vivem na verdade. Mas têm mais perguntas do que respostas nas suas cabeças. E por isso não surpreende que se tenham emocionado, perante as câmaras da CBS News.

O caso teve uma reação governamental, com a ministra da Saúde do Canadá, Jane Philpott, a manifestar-se “profundamente perturbada” com o sucedido.

Está em curso uma investigação para apurar se há mais casos de trocas de bebés. E um aviso, no sentido de dar aos indígenas o mesmo tipo de cuidados de saúde.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir