Nas Notícias

Amianto: Bruxelas quer explicações de Portugal após queixa por riscos em edifícios públicos

comissao europeiaA Quercus queixou-se à Comissão Europeia e Bruxelas quer agora que Portugal responda. Em causa estão os edifícios públicos com amianto. O Governo vai ter de esclarecer quais são os riscos para os funcionários públicos e como tenciona proteger esses trabalhadores.

A questão da presença de amianto em edifícios públicos levou a Comissão Europeia (CE) a pedir explicações a Portugal.

Depois de uma queixa apresentada pela associação ambientalista Quercus, Bruxelas quer saber como está Portugal a mapear os edifícios públicos com amianto, quais os riscos de exposição e que medidas estão a ser tomadas para proteger os funcionários públicos desses riscos.

O pedido de explicações da CE foi revelado por Carmen Lima. Em entrevista à Lusa, a ambientalista sustentou que Bruxelas argumentou que cabe ao Governo português avaliar os riscos da exposição ao amianto que correm os trabalhadores.

A Quercus manifestou-se satisfeita por saber que a denúncia está a ter aceitação ao mais alto nível, considerando “positiva” a intervenção de Bruxelas.

Da parte do Governo, citado pela Lusa, veio a garantia de que a lista completa dos edifícios públicos com amianto ficará completa antes do final do mês em curso.

Em destaque

Subir