Tecnologia

Ameaças para Android devem crescer 6000 por cento em 2012

androidO malware continuará a crescer a grande velocidade em 2012, até aos 90 milhões de exemplares detetados. A BitDefender prevê que o número de ameaças desenhadas para o Android cresça quase 6000 por cento, o que representa cerca de mais 17 milhões de exemplares infetados, em comparação com o final de 2011.

A BitDefender elaborou um relatório com as suas previsões sobre quais serão as principais ameaças informáticas de 2012. E concluiu que o aumento do uso de HTML 5 e a introdução do Windows 8 e do protocolo IPV6 abrirão a porta a novas ameaças.

Segundo a empresa, o malware continuará o seu crescimento desenfreado durante 2012, até alcançar os 90 milhões de exemplares detetados, quase 17 milhões mais que em finais de 2011.

Esta miscelânea de malware terá exemplares clássicos modificados para evitar a sua deteção, e novas ameaças criadas para aproveitar vulnerabilidades tanto dos sistemas operativos como do software adicional.

Em 2012, os criadores de malware centrar-se-ão, fundamentalmente, nas redes sociais para distribuir as suas criações. A BitDefender considera que se intensificarão as fraudes através de do Facebook e do Twitter. Além disso, aparecerá uma grande família de malware destinada a propagar-se através de links infetados publicados nos murais dos utilizadores.

Por outro lado, para o ano em curso, esta empresa provedora de soluções antimalware estima que o número de ameaças desenhadas especificamente para o Android crescerá de maneira exponencial ao terreno ganho pelo sistema operativo no mercado de dispositivos eletrónicos de gama baixa e média.

Em destaque

Subir