TV

Ameaças à segurança da Ucrânia: Lista negra inclui Depardieu e mais 13 artistas

Catorze artistas russos, incluindo o ex-francês Gérard Depardieu, foram integrados na lista negra da Ucrânia. O país baniu estes e vai considerar como ameaça à segurança nacional qualquer outro artista que apoie a causa separatista pró-russa.

Gérard Depardieu, nascido na França e que tem nacionalidade russa desde 2013, é o nome mais conhecido da lista de 14 artistas que a Ucrânia inscreveu na lista negra.

Os artistas foram banidos por país por serem considerados “uma ameaça à segurança nacional” da Ucrânia, depois de terem apoiado, com declarações públicas, os movimentos separatistas pró-russos no leste do país e a já consumada ‘anexação’ da Crimeia pela Rússia.

Já no ano passado o ator que era francês e agora é russo, Depardieu, foi impedido de entrar na Ucrânia. Durante o fim de semana, o Ministério da Cultura ucraniano revelou os nomes de mais 13 artistas que estão banidos por um período de cinco anos.

São eles Iosif Kobzon, o ‘Frank Sinatra russo’ que chegou a ser deputado, Vladimir Kucherenko e Iegor Kholmogorov (escritores), Mikhail Khazin (economista e escritor), Oleg Gazmanov, Valeria Perfilova, Nikolai Rastorguev e Grigori Leps (cantores), Iosif Prigozhin (produtor musical), Mikhail Boiarski (ator e cantor) e Sergei Bezrukov, Ivan Okhlobistin e Mikhail Porechenkov (cantores).

Para além de não poderem entrar no país, estes artistas estão impedidos de colocar obras a circular na Ucrânia, acrescentou Darina Glouchtchenko. A porta-voz do Ministério da Cultura deu como exemplo os filmes em que entra Gérard Depardieu, russo desde 2013 por interesses fiscais, que deixam de ser exibidos quer no cinema, quer na televisão.

Ainda segundo Glouchtchenko, a lista negra poderá conhecer novos desenvolvimentos nos próximos dias. De acordo com o El Mundo, mais de 500 nomes estarão em análise para eventual inclusão.

Para alguns dos visados, questionados sobre o assunto pela BBC, estar na lista negra da Ucrânia é “uma honra”.

Em destaque

Subir