Mundo

Ameaça de Kadhafi: “Ou venço, ou morro”, jura o coronel líbio

Citado pela televisão árabe Al-Orouba, Muammar Kadhafi fez um juramento de extremos: “Ou venço, ou morro”, afirmou. No entanto, o coronel líbio promete continuar a lutar e pede aos seus fiéis para limparem Trípoli de “criminosos, traidores e ratazanas”.

Cercado pelos rebeldes, mas resistente. Muammar Kadhafi não desiste e promete lutar até à vitória, apesar da força da NATO. Ou até à morte. Estes são os extremos desta batalha que vai depor o coronel, que já não pode ser chamado de ‘líder’.

Apesar de cercado, com 90 por cento do país nas mãos dos rebeldes que pretendem o fim do regime, Kadhafi não desiste. Chama “ratazanas e traidores” aos que se juntaram à revolta, pede a morte destes e envia mensagens de incentivo aos poucos homens que se mantém fiéis.

“Esses criminosos estão escondidos, ao lado de famílias, dentro das casas de civis. É vosso dever entrar nessas casas e expulsá-los”, afirmou, numa mensagem de ódio.

Indiferente a estas ameaças, o Conselho de Transição começa a trabalhar na formação de um novo Governo, enquanto a NATO se encarrega de depor Kadhafi. A ferro e fogo, a Líbia escreve novas linhas da sua história.

Em destaque

Subir