Mundo

Ameaça de Berlusconi: “Haverá uma revolução em Itália se eu for detido”

berlusconiberlusconi francesca 600O magnata Silvio Berlusconi não tem a menor dúvida: Itália viverá uma “revolução” se a pena que foi decretada pelo tribunal ao antigo-primeiro-ministro italiano tiver de ser cumprida. Berlusconi perdeu a imunidade parlamentar e enfrenta uma pena de um ano de prisão. “Haverá uma revolução em Itália se eu for detido”, diz ‘il Cavaliere’.

O antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi promete que os italianos vão reagir em revolução caso a Justiça cumpra a ordem do tribunal e o magnata tenha de cumprir um ano de prisão.

“Tenho certeza de que eles não podem colocar-me na prisão. Caso contrário, haverá uma revolução em Itália. Não podem acabar com a liberdade de alguém que está em plena campanha eleitoral, contra uma maioria que utiliza seu braço judicial para tentar eliminar-me do”, afirmou o Berlusconi, em declarações reproduzidas pela rádio francesa Europe 1.

Recorde-se que Silvio Berlusconi, 77 anos, foi expulso do Senado de Itália. A decisão tem por base a condenação do ex-primeiro-ministro por fraude fiscal no caso Mediaset e foi anunciada pelo presidente do Senado, Pietro Grasso, após a votação decisiva.

“É um dia amargo, um dia de luto”, reagira Sílvio Berlusconi, em casa, dirigindo-se aos apoiantes que se concentravam à porta da residência. “Hoje, olhando-vos olhos nos olhos, vejo que esta emoção não é apenas a minha, mas também é vossa. É um dia de luto para a lei, para o direito e para a democracia”.

“A magistratura comunista abriu o caminho à conquista do poder pela esquerda”, acusou ‘il Cavaliere’, referindo-se ao “golpe de Estado” de que foi vítima, citando os “57 processos” judiciais de que foi alvo: “Nunca nenhum líder político sofreu uma perseguição tão grande como a que eu sofri”.

Agora, Silvio Berlusconi ameaça com uma revolução em Itália, caso se cumpra uma decisão do tribunal.

Em destaque

Subir