Amazon vende cabos Apple falsificados a passar por originais
A Amazon estará a vendar cabos para produtos Apple falsos a passar por ser originais. A acusação partiu da própria Apple e incide sobre o fornecedor dos respetivos cabos à Amazon, um dos maiores retalhistas do mundo no comércio eletrónico.
A Apple afirma que 90 por cento dos cabos e carregadores à venda na Amazon para os seus produtos são falsificados. É normal o consumidor procurar alternativas quando os produtos da marca são considerados caros. No entanto, as “alternativas” podem comprometer a segurança dos equipamentos.
Para chegar a esta conclusão, a Apple andou cerca de um ano a comprar acessórios na Amazon, com o intuito de atestar a sua proveniência.
A Apple alegou que 90 por cento dos cabos e carregadores não eram originais e, por isso, iria apresentar queixa contra este fornecedor da Amazon, a Mobile Star LLC, empresa que produzia os acessórios e os dava como sendo originais da Apple.
A queixa apresentada pela Apple incide na violação de patentes e no facto de este ato poder pôr em causa o nome da marca, uma vez que em caso de avariada provocada por um destes acessórios, seria sempre a Apple a dar a cara ao consumidor, e não a Mobile Star.
A Mobile Star ainda não se pronunciou. Por seu turno, a Amazon, mero vendedor, já afirmou que se preocupa com a qualidade dos produtos vendidos e que a parceria com a Mobile Star LLC deverá chegar ao fim.
“A empresa tem zero tolerância para com a venda de produtos falsificados no nosso site. Nós estamos trabalhando junto com empresas e marcas, e perseguindo os infratores de forma agressiva.”
O mais desconcertante, para a Amazon, é que estes produtos falsificados e testados pela Apple tinham o carimbo de recomendação da Amazon. Isto pode levar a que também a Amazon processe a Mobile Star.