Tecnologia

Amazon lança Kindle Fire HD e ameaça cada vez mais poderio da ‘maçã’

kindle fire hd 1O site de vendas eletrónicas mais conhecido do mundo parece cada vez mais querer virar-se para o mercado offline. Jeffrey Bezos esteve na apresentação para revelar as características do novo tablet da empresa norte-americana.

A Amazon foi fundada em 1994 por Jeffrey Bezos. O site acabou rapidamente por se tornar numa das plataformas de comércio eletrónico mais famosas e mais rentáveis da Internet. Passados apenas seis anos desde a fundação, a empresa já faturava qualquer coisa como 1,6 mi milhões de dólares por ano.

Lucros enormes e site cada vez mais visitado, assim foi durante mais de uma década. O ano passado, e com o ‘boom’ das tecnologias móveis, a Amazon decidiu dar os primeiros passos no mercado dos tablets, lançando o Kindle Fire, uma alternativa mais barata a outros aparelhos do mercado, como o iPad da todo-poderosa Apple.

Esta semana, e após um grande sucesso obtido com o primeiro modelo, Jeffrey Bezos, fundador e atual CEO da companhia, apresentou ao mundo a segunda versão, o Kindle Fire HD.

Características
O aparelho é lançado com dois tamanhos, 7 e 8,9 polegadas. Estas duas versões diferem ainda na capacidade de processamento. O de 7 tem incorporado um processador dual-core de 1,2Ghz, enquanto que o ‘irmão mais velho’ é equipado com um de 1,5Ghz.

Mais diferenças são encontradas no ecrã. O de 7 polegadas tem um de 1280×800, o de 8,9 um de 1920×1200. Ambos são em alta definição (HD).

Quanto à conectividade, ambos os modelos do novo Kindle Fire HD estão equipados com antena Wi-Fi que, segundo a própria empresa, é consideravelmente melhor que algumas da concorrência, nomeadamente a que equipa o iPad 3.

De referir ainda a capacidade de armazenamento. Tanto o modelo de 7 como o de 8,9 têm versões de 16 e 32GB.

Preço
Agora, uma das questões mais importantes para o consumidor, o preço. O novo Kindle Fire HD será colocado à venda nos Estados Unidos a 199 dólares, cerca de 157 euros, na versão mais básica, ecrã de 7 polegadas e memória de 16GB. A mais cara rondará os 370 dólares (293 euros), ecrã de 8,9 polegadas e memória de 32GB.

Portugal aguarda
Embora seja de facto uma alternativa bem válida a uma concorrência bastante mais cara, não há para já qualquer certeza de que o Kindle Fire HD seja comercializado em Portugal, o mais provável é mesmo que isso não aconteça. Nos Estados Unidos, chega às lojas dia 12 de setembro.

kindle fire hd 1 big

Em destaque

Subir