Tecnologia

Amazon: Autores vão passar a receber por cada página lida

amazon_livros_autores

A giganta americana Amazon quer remunerar os autores por cada página lida, através do programa Kindle Direct Publishing.

Esta medida entrará em vigor no próximo dia 1 de julho e pretende remunerar de forma ‘justa’ os autores de obras à venda na Amazon, desde que inseridas no programa mencionado.

Para esta nova forma de remuneração serão tidos em conta vários fatores: os dispositivos onde foram lidos – smartphones, tablets ou PCs, para que se consiga diferenciar a dimensão das linhas, espaços entre outros aspetos.

“Estamos a fazer esta alteração em resposta à grande quantidade de feedback recebido de autores que nos pediram para alinhar melhor o pagamento com o tamanho dos livros e quanto os clientes leem, disse fonte da Amazon, acrescentando: de acordo com o novo método de pagamento, cada autor será pago por cada página que cada cliente lê individualmente, contabilizando-se a primeira vez que é lida”.

Apesar da medida parecer benéfica para os autores, a verdade é que existem muitos contra a medida da Amazon. Alguns autores, citados pelo Telegraph, acreditam que isto pode levantar ‘precedentes perigosos’ alastrando-se pela indústria, na medida em que a mesma pode recolher demasiada informação pessoal sobre os clientes.

 

Em destaque

Subir