Nas Notícias

Amanhã chega a primavera, com o inverno ainda a deixar marcas

primavera 210primaveraA primavera começa amanhã, às 16h57. Ao chegar horas antes do habitual dia 21, apanha ainda um dia de inverno: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera antecipa nuvens até ao final da manhã, possibilidade de chuva e um dia mais frio do que hoje.

A primavera chega amanhã, dia 20 de março, pelas 16h57. Não é engano, é ciência.

Embora o início da estação seja sempre marcado para 21 de março, difere todos os anos e em alguns, como em 2014, ocorre ainda no dia 20.

A primavera, termo que deriva do latim “primo ver” (primeiro verão), chega quando o dia é exatamente do tamanho da noite, em todo o planeta, e o sol atravessa o equador. Este ano, o equinócio está previsto para as 16h57 de amanhã, dia 20 de março.

Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol, como explicou Suzana Ferreira, citada pela Lusa.

A astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa acrescentou que o início da estação difere difere todos os anos também porque a Terra não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

Todos esses fatores levam a ajustamentos no eixo de rotação do planeta, que se reflete na hora de início de todas as estações.

Com a primavera, os dias vão passar gradualmente a ser mais longos, fenómeno que terminará com o equinócio do outono.

Suzana Ferreira deixou um exemplo: seja em Ushuaia, uma cidade que é das mais a sul do planeta, ou seja em Spitsbergen, a localidade mais a norte, o dia terá 12 horas.

A única diferença, acrescentou, é que na cidade argentina o sol vai nascer às 10h30 e pôr-se às 22h46, enquanto na ilha de Spitsbergen o sol nasce às 04h52 e põe-se às 17h21.

Passado o equinócio, a duração dos dias altera-se em razão da distância para a linha do equador. Em Portugal, o dia ganha um minuto em cada 24 horas, até à chegada do verão; mas em Ushuaia e em Spitsbergen a mudança é de 15 de minutos.

No caso da cidade argentina, o efeito é ao contrário, devido a estar no hemisfério sul da Terra: o dia perde em função da noite.

“Nos dias a seguir e nos anteriores as diferenças são mínimas em Portugal”, complementou a astrónoma.

É também a primavera a determinar a Páscoa, que é marcada para o domingo que se seguir à primeira noite de lua cheia após o equinócio.

Com a nova estação, fica agendada uma mudança da hora: no último domingo do mês, o pôr do sol ocorre uma hora mais tarde.

Chuva e frio

Apesar dos dias ‘ganharem tempo’, a mudança não será imediata ao nível da meteorologia.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstas nuvens até ao final da manhã no litoral oeste.

À tarde, as nuvens e talvez a chuva regressam ao interior norte e centro.

O IPMA salienta ainda que, apesar de estarmos a caminho do verão, 20 de março será mais frio do que o dia de hoje.

Em destaque

Subir