Cultura

Amália Rodrigues é uma das grandes obsessões de Björk

bjorkBjörk referiu numa entrevista concedida ao jornal britânico ‘The Guardian’ que a fadista portuguesa, falecida em 1999, é uma forte inspiração para a sua carreira. A cantora islandesa vai mais longe e diz mesmo que é uma das suas “obsessões”, ela que regressa a Portugal no próximo mês de junho, no Primavera Sound do Porto.

Amália Rodrigues não é apenas uma inspiração para os fadistas portugueses. A sua fama chega além fronteiras e ultrapassa todos os quadrantes musicais. Que o diga Björk. A cantora islandesa vê a fadista lusitana como uma “obsessão”.

Com várias influências, Björk tem uma em particular e que orgulha o panorama musical português: o fado. Amália Rodrigues em particular.

“Já a oiço há anos, mas vi um documentário sobre ela, e sentia-se tanta emoção. Ela vai direta ao coração. A sua colaboração íntima com os poetas portugueses é admirável”, disse Björk ao ‘The Guardian’.

“É bom saber que ela teve um papel importante na construção do próprio fado”, acrescentou a cantora que regressa aos palcos portugueses no mês de junho.

De acordo com a cantora islandesa, o seu súbito interesse pela obra da maior fadista portuguesa de todos os tempos aconteceu há cerca de 15 anos e desde então é uma influência importante na sua já sustentada carreira.

Recorde-se que Björk vai participar na primeira edição portuguesa do festival Primavera Sound, no Porto, no dia 9 de junho, e onde apresentará o seu mais recente álbum ‘Biophilia’.

Em destaque

Subir