Cultura

Amadeo de Souza-Cardoso lembrado com google doodle no dia do 125.º aniversário

amadeo souza cardosoAmadeo de Souza-Cardoso, pintor português, é alvo de uma homenagem da Google, com um doodle que assinala o nascimento de um artista que pertence à primeira geração de modernistas portugueses. Souza-Cardoso nasceu a 14 de novembro de 1887.

Amadeo de Souza-Cardoso inspirou a Google para uma homenagem sob a forma de doodle, na página principal do motor de busca, em Portugal. O pintor português nasceu em Mancelos, freguesia de Amarante, a 14 de novembro de 1887, há precisamente 125 anos.

Souza-Cardoso integra-se na primeira geração de pintores modernistas portugueses, destacando-se de todos eles pela excecional qualidade dos seus trabalhos, mas também com a ponte que estabeleceu com vanguardas históricas do começo do século XX.

Entre Paris e Manhufe, Amadeo de Souza-Cardoso representou no estrangeiro a arte moderna de Portugal e fê-lo de forma intensa, numa época de grandes nomes internacionais da pintura.

A sua pintura insere-se nos conceitos do cubismo, futurismo ou o expressionismo. E os trabalhos de Amadeo de Souza-Cardoso atingem a qualidade dos melhores nomes do seu tempo, em todo o mundo.

Morreu de forma precoce, com 30 anos, em Espinho, no dia 25 de outubro de 1918, numa altura em que atravessava o processo de afirmação, já com trabalhos de pintura notáveis. Interrompe-se uma carreira promissora, mas a sua juventude não impede uma maturidade artística pouco comum.

Por razões que se desconhecem, Souza-Cardoso ficou esquecido, dentro e fora de Portugal. As suas obras ficaram ocultas num espesso manto de silêncio. Portugal não retirou esse manto, impedindo que o artista se mantivesse vivo no mundo.

Só muito recentemente Amadeo de Souza-Cardoso esse manto foi retirado e o reconhecimento foi feito, de modo historiográfico. Hoje, dia em que se cumprem 125 anos desde o seu nascimento, um google doodle homenageia um pintor que Portugal tratou com alguma ingratidão.

Em destaque

Subir