Nas Notícias

Alzheimer poderá ser detetado com antecedência em análise ao sangue

Um grupo de investigadores australianos e japoneses descobriram que o Alzheimer pode ser detetado com antecedência com recurso a análises ao sangue, o que pode ser muito positivo no combate da doença.

Este novo estudo, publicado na revista Nature, pode vir a ser importante no combate à doença do Alzheimer uma vez que esta começa a desenvolver-se entre 20 e 30 anos antes de aparecerem os primeiros sintomas.

De acordo com este grupo de cientistas, uma simples análise ao sangue poderá identificar proteínas tóxicas associados a doença e, como tal, serem tomadas medidas atempadamente.

Não existe um tratamento definido para a doença do Alzheimer, pelo que este novo estudo vem dar nova esperança na busca de uma cura.

Até então, quando a doença é identificada, o doente já perdeu demasiadas células cerebrais, o que impossibilita a recuperação da memória.

Esta nova descoberta, além de mais acessível, é também mais praticamente e menos invasiva que os exames de ressonância magnética cerebral usados até então.

Em destaque

Subir