Velocidade

Álvaro Parente vence 3 Horas de Monza

AlvaroParenteMonza14AlvaroParenteMonza14 600Álvaro Parente alcançou um brilhante triunfo nas 3 Horas de Monza, que este domingo marcaram o início do campeonato Blancpain Endurance Series. Uma vitória que o piloto português começou a construir logo na partida, quando tirou partido da ‘pole position’ para assumir o comando.

Depois aproveitou a luta pelo segundo posto entre Giacomo Petrobelli e Marco Seefried para aumentar a sua vantagem sobre os seus perseguidores até ao momento em que entregou o McLaren n.º 98 da ART Grand Prix a Gregoire Demoustier.

Embora o francês tenha visto a sua diferença sobre o Audi R8 de Stéphane Ortelli encurtar para pouco mais de uma dezena de segundos, conseguiu manter a liderança até ao final do seu turno de condução.

Depois, no último terço da corrida Alex Prémat manteve o McLaren na primeira posição que manteve até final, segurando os ímpetos do Audi R8 da Sainteloc, guiado na fase final da prova Gregory Guilvert.

“Arranquei bem a pole position e, no ar limpo, pude atacar e dar o máximo, conseguindo abrir uma distância para os meus perseguidores. O Gregoire e o Alex estiveram muito bem nos seus turnos, e conquistamos uma excelente vitória. Espero que tenha sido o início de uma boa temporada”, declarou Álvaro Parente no final da prova.

Miguel Faísca foi menos feliz que o seu compatriota, pois pouco rodou, pois o seu Nissan GTR passou mais tempo parado nas boxes que na pista, na sequência de um acidente protagonizado pelo seu companheiro de equipa Mark Shulzhitskiy que danificou um tubo do Intercooler. Assim o jovem português da GT Academy não se classificou.

FilipeBarreirosMonza14600Bem melhor foi o desempenho de Filipe Barreiros e Francisco Guedes, no Ferrari 458, que juntamente com Peter Mann foram sextos da classificação geral e terceiros no Gentleman Trophy.

“Fiz um bom arranque. Mantive a posição e fiz um bom turno. Entreguei o carro ao Peter na segunda posição e foi aí que começaram problemas”, explicou Barreiros referindo-se aos percalços sofridos a meio da corrida e que obrigaram Mann a ir às boxes.

O piloto da Ferrari Portugal perdeu nessa altura algumas posições, pelo que Francisco Guedes foi obrigado a um ‘forcing’ para encetar uma grande recuperação.

“Tentei recuperar o máximo que pudel. Impus um ritmo forte e dei o meu melhor. Chegamos a terceiro e estamos satisfeitos por isso, mas ficamos com a sensação que podiamos ter vencido”, explicou Guedes.

Classificação
1.º Parente/Demoustier/Prémat (McLaren) 96 voltas
2.º Sandström/Ortelli/Guilvert (Audi) + 5,749s
3.º Korjus/Estre/Soucek (McLaren) + 6,880s
4.º Ramos/Basseng/Vanthoor (Audi) + 7,646s
5.º Primat/Verdonck/Buhk (Mercedes) + 46,920s
6.º Comandini/Amos/Colombo (BMW) + 1m07,228s
7.º D’Ambrosio/Leclerc/Tappy (Bentley) + 1m08.068s
8.º Meyrick/Smith/Kane (Bentley) + 1m16.613s
9.º Rizzoli/Gai/Castellacci (Ferrari) + 1 volta
10.º Danilyw/Knap/Sonvico (Ferrari) + 1 volta

Em destaque

Subir