Motores

Álvaro Parente parte de segundo para as 12 Horas de Sepang

alvaroparentesepang4

Álvaro Parente vai largar da segunda posição da grelha de partida para as 12 Horas de Sepang, derradeira prova do Interncontinental GT Challenge, que se disputa este fim-de-semana naquele circuito da Malásia.

O piloto português, que divide um dos McLaren 650S da K-PAX Racing com Shane Van Gisbergen e Côme Ledogar, foi batido por 0,130s por Fredy Makowiecki num Porsche 911 GT3 R da Manthey.

Graças a uma volta a Sepang em 2m02,634s no top 15 ‘shootout’, o francês – que divide o Porsche n.º 912 com os também pilotos de fábrica Richard Lietz e Michael Christensen – garantiu a ‘pole position’ para a corrida deste sábado, apesar de Álvaro Parente ter sido o mais rápido antes de uma situação de bandeiras vermelhas ter interrompido a sessão de qualificação.

Nessa altura o piloto do Porto – campeão em título do Pirelli World Challenge – tinha realizado uma volta em 2m02,764s. Mas um acidente com o Ferrari de Michele Rugolo acabou por travar o ímpeto a Parente.

alvaroparentesepang5

“O carro está a funcionar muito bem em configuração de qualificação e a minha volta foi muito boa, mas não deu para garantir a ‘pole position’, apesar ter sido por pouco. Ainda assim, é um excelente resultado arrancar da primeira linha da grelha de partida e permite-nos abordar a corrida com confiança”, explica o português.

Apesar do otimismo para corrida, Álvaro Parente sabe que terá um desafio difícil pela frente, com diversos fatores a entrarem na equação: “É uma prova muito longa em que, para além da rapidez, também a fiabilidade e a estratégia são muito importantes. Os nossos adversários são muito fortes e, uma coisa é certa, se queremos garantir um bom resultado, temos que estar ao nosso melhor nível”.

“As condições climatéricas serão igualmente importantes, uma vez que está muito calor e humidade o que é muito exigente para pilotos e carros. Por outro lado, poderá chover, podendo alterar tudo. O desgaste dos pneus será determinante, mas não sabemos em que situação estão os nossos adversários e só a corrida nos dirá quem os consegue gerir melhor. São muitas condicionantes, mas vamos dar o nosso melhor para nos batermos pelas posições do pódio”, acrescenta o piloto portuense.

fredmakowieckisepang1

Resultado da qualificação
1.º Makowiecki/Lietz/Christiansen (Porsche) 2m02,634s
2.º Parente/Van Gisbergen/Ledogar (McLaren) 2m02,764s
3.º Tandy/Bamber/Pilet (Porsche) 2m02,851s
4.º Bahkdi/Van Dam/Yu/Sathienthirakul (Ferrari) 2m03,116s
5.º Orido/Hiramide/Zaugg (Lamborghini) 2m03,264s
6.º Haase/Frijns/Vanthoor (Audi) 2m03,436s
7.º D’Silva/Xiong/Patterson (Ferrari) 2m03,504s
8.º Chen/Yoshimoto/Hosokawa/Yoshida (Ferrai) 2m03,658s
9.º Kaffer/Rast/Winkelhock (Audi) 2m04,066s
10.ºTat/Tjiptobiantoro/Colombo (Ferrari) 2m04,295s

Em destaque

Subir