Motores

Álvaro Parente garante o título no Pirelli World Challenge

alvarpparentelagunaseca6

Álvaro Parente somou mais um título na sua carreira ao sagrar-se campeão do Pirelli World Challenge, o campeonato norte-americano de GT, que teve a sua conclusão no passado fim-de-semana em Laguna Seca.

Depois de uma qualificação que não correu bem, o piloto português da McLaren GT conseguiu manter a concentração e manter-se à frente do seu rival na corrida ao cetro, Patrick Long, e assim vencer o campeonato.

Mas a tarefa de Álvaro foi tudo menos fácil. Não só porque tinha de arrancar da sexta posição da grelha de partida, mas porque a duas horas do começo da corrida a organização resolveu tirar sete dos nove pontos de avanço que tinha na tabela classificativas.

Esta decisão obrigava assim o piloto do Porto a terminar à frente de Patrick Long. Mas não se deixou afetar psicologicamente por este facto e fez um bom arranque para a prova de 50 minutos, conseguindo chegar à primeira curva a discutir o segundo posto com o seu rival ao título, pressionando-o insistentemente.

alvaroparentelagunaseca7

O americano foi conseguindo defender-se dos ataques de Álvaro Parente mas só até à última volta, altura em que o piloto português desferiu o seu assalto ao segundo posto. Ainda se desentenderam mas o McLaren 650s nº9 da K-Pax Racing passou mesmo para a frente do Porsche.

“Foi um dia louco, começando com a controvérsia dos pontos. A pressão era muita este fim-de-semana, mas tentei manter-me calmo. Realizei um bom arranque, o que foi fundamental. Foi um dos meus melhores arranques do ano”, começa por contar Álvaro Parente.

“Mas depois não tinha ritmo para acompanhar os dois da frente. Tentei uma ou duas vezes ultrapassar o Patrick Long, mas o andamento dele era muito forte. Acabei por aproveitar a situação da última volta, que foi um pouco louca, e ascendi a segundo. Foi louca a forma como o conseguimos no último momento, mas conseguimo-lo”, explica o piloto do Porto.

“Nós merecemos este resultado e deveríamos até tê-lo conquistado mais cedo. Mas é nosso. Fomos competitivos ao longo de todo o ano e estivemos sempre na luta pelas posições do pódio. Não foi fácil garantir o título do Pirelli World Challenge, dado que tem um nível muito elevado, e quero agradecer o apoio da K-PAX. Foi um prazer disputar esta competição”, remata Álvaro Parente, que ao longo da época obteve cinco triunfos no Pirelli World Challenge.

Em destaque

Subir