Motores

Álvaro Parente arranca de quinto para as 12 Horas do Golfo

Álvaro Parente vai largar da quarta fila da grelha de partida para as 12 Horas do Golfo, que sábado se disputam no Circuito de Yas Marina, no Abu Dhabi.

O piloto português, que juntamente com o britânico Ben Barnicoat e com o neozelandês Shane Van Gisbergen estreia o novo McLaren 720S GT3 em competição, realizou o quarto tempo absoluto na qualificação efetuada esta sexta-feira, sendo também a quinta melhor equipa da categoria GT3.

Numa qualificação dividida por três segmentos, em que Parente participou no segundo, conseguindo um bom tempo, apesar de não ter utilizado pneus novos, de forma a poupá-los para a corrida, contrariamente ao que sucedeu com os seus companheiros de equipa.

O McLaren # 5 ficaria a menos de oito décimas do GT3 mais rápido, o Audi R8 LMS # 99 da Atempto Racing, autor do terceiro melhor registo, a mais de um segundo do Norma M30 LMP3 # 39 da Graff, que vai arrancar da ‘pole position’.

Mais do que a posição conseguida nesta qualificação, foi a forma como Álvaro Parente tem abordado a aprendizagem ao McLaren 720 GT3: “Tem sido um regresso muito interessante à McLaren. Temos vindo a evoluir o carro, que tem um potencial enorme. Demonstrámos já uma boa performance e conseguimos lutar pelas melhores posições entre os GT3”.

“Escolhemos não usar pneus novos na minha qualificação, mas consegui uma volta muito boa, o que me deixou muito satisfeito. Foi um bom resultado para toda a equipa. Já evidenciámos que o nosso carro é rápido, mas a prova tem doze horas de duração, o que exige uma boa gestão de pneus e uma estratégia apropriada”, salienta o piloto do Porto.

Para Parente a prova de sábado será um verdadeiro teste em competição: “O nosso carro é ainda muito novo e estamos a descobri-lo à medida que vamos avançando com o fim-de-semana, dado que, por muitos testes que se façam, é em competição que verdadeiramente se conhece um novo automóvel. Vamos dar o nosso melhor e esperarmos terminar com um bom resultado”.

Resultado da qualificação

1º Paisan/Trouillet/Long/Mourgues (Norma) 2m06,219s
2º Winslow/Muston/Parsons (Norma) 2m06,919s
3º Minski/Bachler/Foster (Audi) 2m08,558s
4º Bronizewski/Rigon/Pierguidi (Ferrari) 2m08,567s
5º Calamia/Pampanini/Stuerzinger/Monaco (Ligier) 2m08,709s
6º Walkinshaw/Roda/Schmid (Audi) 2m08,991s
7º Howard/Al Masaood/Dyson/Gun (Aston Martin) 2m09,240s
8º Barnicoat/Parente/Van Gisbergen (McLaren) 2m09,330s
9º Pahofer/Haase/Winkelhock (Audi) 2m09,340s
10º Dennis/Krichofer/Collard (Aston Martin) 2m09,352s

Em destaque

Subir