Nas Notícias

Alunos souberam do conteúdo dos exames de Português e Ministério avança para averiguação

escolaA fuga de informação nos exames de Português, que permitiu a dezenas de alunos ter conhecimento da matéria em avaliação, está a ser investigado pelo Ministério da Educação, após denúncia do Gabinete de Avaliação Externa. Caso ocorreu no Minho.

O Ministério da tutela quer saber se a matéria dos exames de Português foi divulgada a alguns alunos, através de uma mensagem de telemóvel. Os alunos terão sabido que a matéria em exame seria o Canto Sexto de ‘Os Lusíadas’, nesta prova nacional.

Esta suspeita de fuga de informação terá ocorrido em escolas de Guimarães e Fafe, no Minho. Por antecipação, os alunos do 12.º ano de escolaridade terão tido conhecimento da matéria em exame. A Inspeção Geral da Educação e Ciência pretende apurar se os alunos tiveram acesso aos conteúdos do exame.

O Correio da Manhã informa que uma mensagem de telemóvel foi enviada, pelo que as diligências que decorrem, no Ministério da Educação, pretendem apurar a veracidade da informação mas também as origens do problema.

O exame foi realizado na passada segunda-feira, com mais de 71 mil alunos a prestarem conhecimento. No entanto, suspeita-se de que alguns deles tiveram acesso aos conhecimentos sobre os quais teriam de prestar prova.

Esta questão levanta problemas que envolvem as próprias autoridades, já que a Guarda Nacional Republicana e a Policia de Segurança Pública têm a missão de salvaguardar o secretismo dos exames nacionais. Estas forças policiais entregam os enunciados encerrados em envelopes lacrados nas escolas.

Estes exames são posteriormente colocados em local seguro, encerrados num cofre, sendo que apenas passam a estar disponíveis aos professores no ato da entrega aos alunos, minutos antes dos exames.

Todos os modos de comunicação com o exterior são vedados aos alunos e professores, sendo que, depois de concluídos os exames pelos alunos, as autoridades voltam ao local para recolher as provas.

Alegadamente, todo este processo foi corrompido com o envio de uma SMS, de acordo com notícia do Correio da Manhã. O Ministério da Educação está no terreno, depois de uma denúncia do Gabinete de Avaliação Externa.

Em destaque

Subir