Ciência

Alunos que jogam online têm melhores resultados escolares

Um estudo realizado na Austrália desmistificou a ideia de que jogar computador ‘estragam’ a performance escolar. Na verdade, os alunos que se envolvem em jogos online têm melhores resultados académicos.

A investigação, que envolveu mais de 12 mil alunos do ensino secundário, comprovou que a atividade regular em jogos online está associada a melhores resultados em matemática, leitura e várias ciências.

“Os alunos que jogam online quase diariamente tiveram um resultado em 15 pontos superior à média na matemática e 17 pontos superior em ciência. Ao jogar online está-se a resolver problemas para subir de nível e isso envolve um processo de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos na matemática, na leitura e na ciência que não são ensinados durante o dia”, justificou Alberto Posso, da Universidade RMIT (Melbourne).

De acordo com este economista, que analisou o estudo para a ABC, os jogos de computador podem estimular fórmulas de resolução de problemas que serão, posteriormente, aplicadas no desenvolvimento de trabalhos escolares.

“Por vezes, os jogadores têm de conhecer princípios de química, o que vai fazer com que melhorem os conhecimentos científicos”, insistiu Posso, lembrando que “há cada vez mais psicólogos a argumentar que os jogos online beneficiam o desenvolvimento cognitivo”.

Ao contrário do que acontece com os jogos, as redes sociais prejudicam o desempenho escolar: os adolescentes que visitam regularmente o Facebook e outras redes estão 20 pontos abaixo em matemática face aos que não o fazem.

“O Facebook não nos ensina a resolver problemas”, salientou Alberto Posso.

A prática de jogos online também tem vantagens a nível do desenvolvimento da memória, das capacidades motoras e até das competências sociais, desde que não se seja um Leeroy Jenkins, o jogador que estava ausente enquanto os companheiros preparavam a estratégia e acabou por conduzir os colegas a um suicídio coletivo no jogo World of Warcraft.

Em destaque

Subir