Nas Notícias

Alterações ao regime de certificação das entidades formadoras

As alterações no sistema de certificação das entidades formadoras vêm impor a função de ‘Gestor de Formação’ a todas as entidades certificadas. Como entidade formadora, o BICMINHO promove o curso de Organização e Gestão e Formação, que prepara o formador para o cumprimento dos requisitos legais para o desempenho das funções de gestor da formação e coordenador pedagógico, acumulado com formação na área pedagógica, exigido pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Estas medidas pretendem potenciar a melhoria da qualidade da formação através do reforço da capacidade das entidades formadoras e do acompanhamento regular da sua atividade. O curso tem a duração global de 150 horas e garante um certificado emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) do Ministério da Educação, com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações.

Quem se pode inscrever?
Podem inscrever-se no curso gestores e técnicos de formação e de Recursos Humanos, formadores e outros profissionais que trabalhem na área da formação; formadores/consultores que desenvolvam ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação; e outros profissionais que desejem desenvolver competências nestes domínios. As inscrições poderão ser feitas através do telefone 253 204 040 ou do e-mail [email protected].

Quais os pré-requisitos?
Para frequentar o curso é necessário que o candidato seja detentor do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP); que possua competências mínimas de informática na ótica do utilizador, ao nível de processadores de texto e softwares de internet; e que possua um computador funcional, equipado com placa e colunas de som, e que tenha acesso à internet.

Quais os documentos necessários para efetuar a inscrição?
Para oficializar o processo de inscrição, é necessário entregar o CV atualizado, uma cópia do Cartão do Cidadão, uma cópia do Certificado de Habilitações e o comprovativo bancário do pagamento da primeira inscrição.

Modalidade de Pagamento
O pagamento pode ser efetuado de duas formas: em 4 prestações – 90,00€ x 4 (a primeira paga no ato de inscrição e as restantes até dia 8 do mês subsequente), ou a pronto pagamento – 350,00€ (com desconto incluído).

Estrutura Curricular
MÓDULO I – Enquadramento legal da formação profissional em Portugal – 15 horas
MÓDULO II – A formação na gestão de recursos humanos e no desenvolvimento organizacional – 10 horas
MÓDULO III – Formação profissional – 15 horas
MÓDULO IV – Os diferentes intervenientes no ciclo formativo: do gestor da formação aos formadores – 5 horas
MÓDULO V – O processo de diagnóstico das necessidades de formação: dos métodos aos instrumentos – 20 horas
MÓDULO VI – Planear a formação: da conceção do plano de formação ao plano de sessão – 20 horas
MÓDULO VII – Gerir a formação: da modalidade presencial às modalidades e-learning e b-learning – 15 horas
MÓDULO VIII – Garantir a eficácia e qualidade da formação: a avaliação e resultados da formação – 20 horas
MÓDULO IX – Plataforma tecnológica de gestão e organização da formação – 15 horas
MÓDULO X – O sistema de certificação de entidades formadoras – 15 horas

O curso terá lugar nas instalações do BICMINHO em Braga (Avenida João XXI, 627 – 1.º), no horário entre as 19h30 e as 22h30h, às terças e quintas; e das 10h00 às 13h00, aos sábados.

Sobre o BICMINHO

O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.

Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 200 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 93%, responsáveis pela criação de mais de 2.500 novos empregos e de um volume de negócios global em 2014 superior a 30 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização o BICMINHO apoiou mais de 500 PME, que empregam mais de 8.000 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 150 foram apoiadas ao nível da internacionalização.

O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) são um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumento da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.

A rede dos mais de 150 EU-BIC apoiaram em 2013 em termos globais 12.300 empreendedores que deram origem à criação de 3.000 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 90%, e ajudaram a captar cerca de 284 milhões de euros em investimento, incluindo financiamento público, bancário e de risco. Geraram cerca de 13.000 novos empregos em start-ups e PME, com um investimento público muito eficiente de cerca de 8.800 euros por cada emprego criado. http://ebn.eu/sharedResources/users/59/Infographics_EBN_2014.pdf.

Mais informação em www.bicminho.eu e em www.ebn.eu.

Em destaque

Subir