Apresentações/Novidades

Alpine Renault celebra 60 anos com ‘Show car”

AlpineCelebration115

A Alpine Renault comemora 60 anos de existência de “acelerador a fundo” relevendo um ‘show car” batizado de Alpine Célébratioon, criado especialmente para Le Mans, onde rodou no sábado antes da grande corrida de resistência e da sua apresentação ao público na Village.

Este ‘Show car’ exibe as cores dos automóveis da história da Alpine, invocado o seu ADN originário da competição, onde a imagem da marca esteve também presente a competir, na categoria LMP2 através da equipa Signatech-Apline e do seu A450B.

Obviamente que o lançamento do Alpine Célébration teve em conta os 250 mil espetadores que este ano assistiram às 24 Horas de Le Mans, invocando a presença da marca na prova em vários períodos da sua história. Entre 1963 e 1969 competiu em La Sarthe com os modelos M63, M64, M65, A210 e A110.

AlpineCelebration215

O Alpine Célébration faz reviver os atributos intemporais do antigo bólide da marca na década de 1960 – silhueta baixa, capô inclinado, flancos salientes, óculo traseiro característico. Referências explícitas ao A110.

Elegante, apesar de frugal, este ‘show car’ diz muito sobre a genética da marca. Os pormenores em carbono realçam os elementos mais técnicos da carroçaria, como o spoiler, as embaladeiras laterais, o difusor, as entradas de ar traseiras e os retrovisores exteriores.

A posição das duplas ópticas com máscara e os faróis redondos centrais com uma cruz preta invocam as fitas adesivas que eram aplicadas sobre os veículos de competição nos anos de 1960 para preservar a sua integridade.

O design das jantes invoca também as utilizadas na altura pelos A110 e A310 nos anos de 1970, revelando as dimensões dos discos e dos estribos de travão cor de laranja.

AlpineCelebration315

A traseira dispõe de entrada de ar nas custódias, de modo a melhorar a refrigeração, enquanto a tampa do comportamento do motor – visível através do óculo traseiro – confirma a posição central do mesmo.

A secção traseira caracteriza-se pela dimensão do difusor, que integra uma luz central e é enquandrado pelas duas saídas de escape redondas em aço inoxidável escovado.

Em destaque

Subir