TV

Alô sonda Rosetta: Módulo Philae está ‘vivo’ e faz contacto pela segunda vez

O módulo Philae, que em novembro pousou na superfície do cometa 67/P, voltou a entrar em contacto com a sonda espacial Rosetta, na órbita do mesmo. Foi a segunda ‘conversa’ entre os aparelhos em sete meses, com o Philae a relatar a “plena efervescência” do cometa que se aproxima do Sol.

Pela segunda vez em quase sete meses, o módulo Philae estabeleceu comunicação com a sonda Rosetta.

Os dois aparelhos encontram-se no cometa 67P/Churymov-Gerasimenko: a sonda está em orbita e o módulo na superfície desde novembro do ano passado, quando se tornou no primeiro objeto de fabrico humano a pousar num cometa.

Como a sonda foi lançada em 2004, tendo demorado anos a aproximar-se do cometa, os cientistas já calculavam que o módulo acabasse por ‘adormecer’ pouco depois de pousar na superfície do cometa.

A grande dúvida era se a aproximação do 67P ao Sol seria suficiente para alimentar as baterias do módulo. As expetativas confirmaram-se e o Philae “está completamente desperto”, segundo os cientistas citados pela France 2.

Eram cerca das 6h30 em Portugal continental quando o módulo estabeleceu uma nova comunicação com a sonda, dando conta da “plena efervescência” que se regista na superfície do cometa, como explicou Jean-Yves Gall.

Segundo o presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais de França, o 67P está a libertar gases e poeiras para o espaço.

O cometa está, neste momento, a cerca de 320 milhões de quilómetros da Terra, o que leva o sinal da Rosetta a demorar cerca de 17 minutos a chegar à Terra.

Em destaque

Subir