Nas Notícias

Alkantara Festival: Keersmaeker abre festa da arte performativa

alkantara festival O Alkantara Festival já está em curso, depois de Anne Teresa de Keersmaeker e Boriz Charmatz terem apresentado ‘Partita 2’, na Gulbenkian. Foi a pré-abertura do 13.º Festival Internacional de Artes Performativas e que volta a subir ao palco na noite de hoje.

‘Partita 2’, de Anne Teresa de Keersmaeker e Boriz Charmatz, foi a peça escolhida para a pré-abertura do Alkantara Festival, voltando a subir ao palco esta noite, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Este 13.º Festival Internacional de Artes Performativas vai apresentar, ao longo de 27 dias, 16 propostas artísticas, oriundas de quatro continentes. Seis dessas propostas vão ter a estreia mundial em Portugal.

O Alkantara Festival vai ter vários palcos como ‘casa’: Culturgest, Fundação Calouste Gulbenkian, Maria Matos, São Luiz, Museu da Electricidade/Fundação EDP, British Council e Espaço Alkantara (em Santos).

De acordo com um comunicado da organização, serão cerca de 40 apresentações.

Por Portugal devem passar cerca de 150 artistas e 100 programadores, entre espetáculos, masterclasses, reuniões e encontros entre os artistas e o público.

A abertura oficial do evento será ‘apenas’ no dia 21, quando L’Encyclopédie de la Parole e Joris Lacoste apresentarem, no São Luiz, a ‘Suite nº 1 ABC’.

O festival, bienal, serve para mostrar e debater as tendências atuais nacionais e internacionais no campo das artes performativas.

Em destaque

Subir