Mundo

Alimentar bebés com ovos e amendoins previne alergias alimentares

Estudo sugere que os ovos e os amendoins reduzem as alergias alimentares nos bebés. A pesquisa, publicada no JAMA (Journal of the American Medical Association), alerta para um aumento de casos de alergia, fenómeno que pode ser combatido com aqueles alimentos em idade precoce.

Alimentar bebés com amendoins e ovos pode ajudar a combater as alergias alimentares, que afetam cerca de 10 por cento de crianças portuguesas e cinco por cento da população adulta.

Um estudo publicado no JAMA concluiu que quando os bebés consomem determinado tipos de alimentos em idade precoce, como ovos e amendoins, ficam mais protegidos para a eventualidade de desenvolver algum tipo de alergia a esses alimentos, quando se desenvolvem.

De acordo com os investigadores, bebés que foram alimentados com amendoins com idade entre quatro e 11 meses de vida manifestaram-se menos propensos a alergias. Relativamente aos ovos, esse efeito benéfico verificou-se entre os quatro e os seis meses. Além dos ovos e dos amendoins, também o peixe se mostrou amigo das crianças.

No passado mês de março, outro estudo da autoria de investigadores britânicos e norte-americanos defendia que os bebés fossem alimentados com produtos à base de amendoim, sustentando que os riscos de alergia seriam reduzidos de forma drástica (menos 80 por cento).

O número de alergias alimentares disparou na última década, sobretudo nas crianças. Segundo dados da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação e pela Faculdade de Medicina, da Universidade do Porto, verificou-se um aumento de 50 por cento, na última década. Nos adultos, também houve um aumento, mas mais ligeiro: 18 por cento.

As conclusões que agora resultam deste estudo vêm contrariar uma teoria defendida pela Academia Americana de Pediatras, em 2000, que defendia, então, que as crianças com menos de 1 ano não consumissem alimentos alergénicos. Mesmo depois dessa idade (e no caso de famílias com histórico de alergias), este princípio deveria ser adotado.

No entanto, apesar desse aviso e de se seguirem essas práticas, a verdade é que o número de alergias não parou de aumentar, sobretudo nos Estados Unidos, mas também em Portugal.

Se não podes vencê-los, junta-os a ti: introduzir na dieta alimentos que provocam alergias protege o corpo para esse problema.

Refira-se que esta pesquisa agora publicada no JAMA é extremamente profunda-. Os investigadores analisaram dados de outros 146 estudos sobre esta matéria e avaliaram dados entretanto recolhidos, posteriores a essas investigações.

Resta encontrar a resposta para uma pergunta: por que razão expor bebés a alimentos que geram alergias os protege?

E mesmo perante a ausência de uma resposta cabal, sugere-se que os lactentes recebam alimentos potencialmente alergénicos, como ovo ou amendoim, para prevenir riscos de reações.

Em destaque

Subir