Nas Notícias

Algarve será a primeira região do país a distribuir metadona aos turistas

O Algarve será a primeira região do país a distribuir metadona a turistas estrangeiros, de forma a monitorizar o tratamento e reduzir os risco de propagação de doenças e comportamentos criminosos, de acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS).

O projeto deverá avançar no próximo ano e os toxicodependentes que estejam de férias na região podem adquirir metadona nos centros de atendimento espalhados pelo Algarve, desde que estejam referenciados pelos serviços de saúde do seu país de origem.

João Moura Reis, presidente da ARS, explica que se trata “de uma forma de monitorizar o tratamento dos toxicodependentes estrangeiros que vêm para cá e também de reduzir alguns riscos associados ao transporte de grandes quantidades de metadona, como a possibilidade de tráfico ou assaltos, por exemplo”.

Para além deste projeto, a ARS/Algarve está a elaborar um protocolo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) de modo a alertar os operadores turísticos da região para as condições mais favoráveis ao desenvolvimento e propagação de doenças como a dengue.

Este protocolo envolverá também a Região de Turismo do Algarve (RTA), no qual outro projeto será elaborado, neste caso na área do Suporte Básico de Vida, que será desenvolvido juntamente com o INEM.

O objetivo é que a ARS/Algarve seja certificada para ministrar cursos de formação em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa para então formar profissionais de hotelaria e funcionários de estabelecimentos comerciais.

Em destaque

Subir