Nas Notícias

Algarve: GNR apreende cogumelos alucinogénios e quase 700 pés de canábis

É a maior apreensão feita no Algarve durante este ano. A GNR de Faro anunciou, em conferência de imprensa, ter apreendido cogumelos alucinogénios e quase 695 pés de canábis a um homem de 31 anos que vivia numa zona rural próximo de São Brás de Alportel.

Apesar da habitação onde a apreensão foi feita estar numa zona rural, tinha um “sofisticado laboratório”, de um tipo “nunca visto na região algarvia”.

Segundo Filipe Mendes, comandante do destacamento territorial de Faro da GNR, foram também apreendidas 11.400 doses individuais de cocaína e uma quantidade não especificada de MDMA (ecstasy).

No seu conjunto, a droga descoberta valeria no mercado umas “largas dezenas de milhares de euros”, segundo o militar adiantou aos jornalistas.

Os cogumelos e os pés de canábis seriam cultivados por um homem de 31 anos, que foi detido durante a operação. Seria o responsável por todo o processo, desde a germinação dos pés até ao processo de maturação, secagem, preparação e embalamento.

Resta apurar, adiantou o comandante, se era o suspeito quem vendia a droga. A GNR acredita que o homem, sem emprego, se dedicava ao tráfico de vários estupefacientes.

A investigação decorria há cerca de quatro meses, acrescentou Filipe Mendes.

As plantas de canábis estavam em duas divisões da casa, nas quais havia também diverso material para apoio ao cultivo, como temporizadores, lâmpadas e extratores de odor.

Quanto aos cogumelos alucinogénios, foi a primeira vez que a GNR de Faro apreendeu fungos ainda a germinar, embora tenha também descoberto e apreendido uma quantidade apta para consumo.

Em destaque

Subir