Mundo

Algarve e Alentejo anexados na independência da Andaluzia

A Catalunha fez ressurgir o sentimento nacionalista na Andaluzia, mas… a proposta de uma República da Andaluzia inclui dois estados que não são espanhóis, mas províncias portuguesas: o Algarve e o Alentejo.

Pedro Inácio Altamirano, o presidente da Assembleia Nacional Andaluza, explica que uma Andaluzia independente seria constituída por Bajo Guadalquivir, Alto Guadalquivir, Granada, Múrcia…  Alentejo e Algarve. Para além do Rife marroquino…

“O que queremos, os andaluzes, é proclamar a nossa independência, para partir daí fortalecer e conseguir uma República cofederal de povos ibéricos”, sustentou o dirigente associativo.

Em declarações à TSF, Pedro Altamirano apontou esta anexação das duas províncias portuguesas como “uma experiência” do que seria uma Andaluzia independente.

e Andaluzia e de Madrid e como se poderia governar a Andaluzia a partir de um governo de um República”.

“Com um Governo que é virtual e sem qualquer poder de decisão vamos poder mostrar aos andaluzes de que forma governaríamos a Andaluzia a partir de um Governo federal, a partir de uma verdadeira autonomia, uma verdadeira independência da Andaluzia”, reforçou.

Esta proposta “simbólica” será apresentada oficialmente a 4 de dezembro, “um dia muito especial” para os andaluzes (mesmo que algarvios ou alentejanos): “Há precisamente 40 anos, mais de dois milhões e meio de andaluzes saíram à rua porque o Estado espanhol queria marginalizar a Andaluzia em relação a outros territórios que, sendo menos nação do que Andaluzia, iam ser premiados com um tratamento especial, como é o caso da Catalunha ou do País Basco”.

Em destaque

Subir