Apresentações/Novidades

Alfa Romeo Giulia revela detalhes em Frankfurt

AlfaRomeoGiuliaQ 115

Muito anunciado e aguardado no Salão Automóvel de Frankfurt, o novo Alfa Romeo Giulia foi finalmente revelado ao grande público, sendo percetível porque razão é a grande aposta da marca de Arese.

Conhecido desde Junho, o novo sedan ainda não se tinha dado a conhecer em detalhe, embora se tivesse desde logo percebido que não traía as suas origens quanto ao cariz desportivo que estava por detrás da sua concepção.

A apetecível versão Quadrifolgio, que a marca coloca como a de topo de gama, faz jus aos seus pergaminhos, tanto ao nível estético, como em termos mecânicos, sendo de realçar uma secção dianteira onde as óticas afiladas enquadram a típicia grelha vertical em forma de coração e as grande entradas de ar inferiores que a ladeiam.

Nos flancos destaca-se a aba inferior na embaladeira a pequena saída de ar situada após a cava da roda anterior, da qual deriva um sulco que se prolonga até à porta lateral traseira em paralelo à linha da cintura.

AlfaRomeoGiuliaQ 315

O conjunto é rematado por uma secção traseira onde pontificam as amplas e afiladas óticas posteriores e um extrator inferior de proeminentes dimensões onde se inserem as duas saídas duplas de escape, que acentuam o caráter desportivo desta versão.

No interior conferimos a têmpera Quadrifoglio, com destaque para alguns detalhes como as costuras vermelhas nos revestimentos em pele do volante, dos bancos ou dos interiores das portas, ainda que o requinte não seja a principal prioridade desta versão.

Os acabamentos em carbono, nomeadamente na consola, contrastam com o traço minimalista, mas muito desportivo do habitáculo, pensado e orientado para o condutor e para o prazer da condução, com bancos com grande apoio lateral.

AlfaRomeoGiuliaQ 215

Há um número mínimo de botões, ainda que na parte superior do tablier domine um pequeno ecrã de diagnóstico que complementa as informações existentes diante do condutor, inseridos em mostradores de design também ele desportivo. O mesmo sucede no volante de três raios, cujo inferior é em alumínio, combinando com os pedais e com os fechos das portas.

Mas sob o capot está talvez o elemento mais importante do mais desportivo do novo Alfa Romeo Giulia. O seu motor V6 Turbo – de origem Ferrari – que anuncia uma potência de 510 cv, e uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

De acordo com a marca, este sedan realizou uma volta ao circuito de Nurburgring Nordeschleife em apenas 7m39s – ou seja menos 13 segundos que o BMW M4 – posicionando-se como o automóvel mais rápido do seu segmento.

Para já este sedan da casa de Arese estará disponível apenas com tração traseira, mas futuramente terá a opção pela tração integral, mas parece certo que haverá uma motorização 2.0 litros com menos de 220 cv para bolsas.

Em destaque

Subir