Motores

Alexandre Franco vice-campeão apesar dos azares

Alexandre e Rui Franco sagraram-se vice-campeões nacionais de todo-o-terreno, após uma Baja Portalegre 500 que esteve longe de ser aquilo que desejavam, pois realizaram uma prova cheia de problemas, ainda que o começo da prova até tenha corrido de feição apesar das cautelas

A dupla de Alenquer procurou manter a mesma toada do prólogo no primeiro setor seletivo, pois logo no começo a alavanca de velocidades do BMW Evo X1 partiu. Depois foi a transmissão e o cárter do motor a ceder, comprometendo a prova da equipa.

“Queríamos sair bem do prólogo para não ter problemas com o pó, o que acabámos por conseguir, permitindo-nos partir para o primeiro sector selectivo sem ninguém que nos pudesse ‘estorvar’ em termos de andamento. Não forçámos em demasia, pois o nosso foco estava no campeonato, mas estávamos conscientes que se mantivesses aquele ritmo poderíamos garantir uma boa posição final”, começa por contar Alexandre Franco.

“Chegámos ao dia de sábado no sétimo posto, mas bem cedo os problemas nos bateram á porta. Logo ao Km 3 a alavanca da caixa de velocidades partiu-se e perdemos mais de hora e meia a resolver o problema. Terminámos o terceiro sector seletivo com o meu irmão a meter mudanças com a ajuda de um alicate, enquanto eu conduzia literalmente á vista, pois tivemos que abdicar do ‘road book’. Quando pensávamos que os nossos azares tinham terminado, logo no começo do derradeiro sector seletivo foi o veio de transmissão a partir quando rodávamos a cerca de 180 km/h, levando também á quebra do cárter do motor”, explica o piloto de Alenquer.

“Apesar de todos os azares, acabamos por sair de Portalegre com o Vice-Campeonato Absoluto de Todo o Terreno, algo que nos deixa muito felizes com o nosso trabalho e muito motivados para a próxima temporada. A equipa já está a preparar a evolução do BMW e temos já a confirmação de dois novos patrocinadores para a próxima época, pelo que vamos começar desde já a preparação do carro”, conclui Alexandre Franco.

Em destaque

Subir