Motores

Alexandre Camacho vence Rali da Madeira

Alexandre Camacho e Pedro Calado foram os vencedores do Rali Vinho da Madeira 2017, após uma prova muito intensa e disputada. A dupla madeirense do Peugeot 208 T16 iniciou de uma forma discreta, mas no final do segundo dia já conseguiu discutir a liderança, terminando no segundo posto. Depois passou para a frente quando Miguel Nunes abandonou e não mais largou o comando.

Giandomenico Basso valorizou o triunfo de Camacho, uma vez que discutiu ‘taco-a-taco’ o triunfo nas últimas classificativas embora terminando a mais de 15 segundos do madeirense.

A Miguel Nunes calhou ‘a fava’, pois até à 14ª classificativa o piloto madeirense do Hyundai i20 R5 liderava o rali. Só que um cubo da roda do carro coreano cedeu e a desistência foi inevitável. Um abandono inglório que reduziu a dois o lote dos pretendentes à vitória, que acabou por sorrir pela primeira vez a um piloto da ilha desde Vítor Sá, em 2004.

O último lugar do pódio acabou por ir para João Silva, outro madeirense, que fez bom uso do conhecimento do terreno e também do Citroën DS3 R5 preparado e assistido pela Sports & You. Terminou a mais de 1m41s do vencedor, mas com mais de um minuto de vantagem sobre o quarto classificado, Simone Tempestini.

O romeno de origem italiana chegou a cair para a oitava posição, mas uma melhor ponta final permitiu-lhe ‘roubar’ o quinto posto a Miguel Barbosa perto do final da prova. Ainda assim para o piloto de Lisboa fica o consolo de uma prova muito consistente e o facto de ser o melhor entre os concorrentes que disputam o campeonato nacional.

Carlos Vieira terminou no sétimo posto, após um rali com algumas contrariedades, nomeadamente um furo, mas com fases onde evidenciou uma grande rapidez. Perto do final ainda beneficiou do abandono inglório de João Barros.

Classificação final

1º Alexandre Camacho/Pedro Calado (Peugeot) 2h15m03,2s
3º Giandomenico Basso/Lorenzo Granai (Hyundai) + 156s
3º João Silva/Rui Rodrigues (Citroën) + 1m41,7s
4º Miguel Campos/António Costa (Skoda) + 2m48,9s
5º Simone Tempestini/Giovanni Bernacchini (Citroën) + 3m50,7s
6º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Skoda) + 3m58,7s
7º Carlos Vieira/Jorge Carvalho (Citroën) + 4m53,2s
8º Filipe Pires/Vasco Mendonça (Mitsubishi) + 7m52,2s
9º Vasco Silva/Ricardo Ventura (Mitsubishi) + 9m33,2s

10º José Camacho/Ricardo Pontes (Fiat) + 16m05,9s

Em destaque

Subir