Motores

Alex Zanardi e o quinto lugar no DTM em Misano

Sem o auxílio das pernas desde o acidente de IndyCar em 2004, Alex Zanardi tem sido um autêntico embaixador do desporto adaptado e não apenas do automobilismo.

Um campeão paralímpico que tem demonstrado uma força de vontade e superação que teve o mais recente exemplo na prova do DTM disputada no passado fim de semana em Misano.

A correr ‘em casa’, Zanardi tripulou o BMW M4 DTM que a marca de Munique lhe colocou à disposição. Um bólide com comandos no volante, ainda mais sofisticado que as máquinas que a casa bávara já lhe tinha disponibilizado no passado, quando competiu no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC).

Mas o veterano ex-piloto de IndyCar e Fórmula 1 (Lotus e Williams) não se limitou a ‘fazer número’. Na segunda corrida de Misano – que tal como a primeira marcou a estreia das corridas noturnas do DTM – Alex Zanardi encentou uma incrível recuperação que o levou da 19ª à quinta posição final.

“O quinto lugar compensou por todo o fim de semana. Estou muito contente com o resultado e com a minha idade não vou ter muitas mais oportunidades para celebrar êxitos no automobilismo como este”, afirmou radiante o piloto transalpino.

Zanardi largou de último na grelha de partida mas desde logo progrediu na classificação, graças a uma estratégia de pneus arriscada, permanecendo em pista até à 18ª volta, onde parou para montar novos pneus de chuva no seu BMW.

“Tinha uma boa velocidade de corrida e não tinha a certeza o que fazer quando os pilotos mais lentos começassem a aparecer à minha frente. Para dizer a verdade estou muito agradecido por esta oportunidade que a BMW Motorsport me deu. Eles sempre acreditaram que era capaz. Esta confiança é uma grande dádiva e estou contente por ter estado à altura. Muito obrigado também à família do DTM, por me ter recebido de braços abertos. Sempre terão o seu lugar no meu coração por este fim de semana. Levou-me a mim 51 anos para o poder experimentar, mas pelo menos tive a oportunidade”, rematou um simpático Alex Zanardi.

Em destaque

Subir