Insólito

Alex Rawlings, o rapaz que aprendeu 11 Línguas e que não quer parar

alex_rawlingChama-se Alex Rawlings, é britânico, tem apenas 20 anos e uma capacidade invulgar: fala 11 Línguas, além do Inglês que recebeu. É o maior hiperpolilota do Reino Unido, mas não quer ficar por aqui. Alex Rawlings prepara-se para aprender Árabe, enquanto vive na Rússia para aperfeiçoar essa Língua.

Aprender uma segunda língua, além da Língua-mãe, faz parte do projeto de formação de diversas pessoas. Mas há casos de verdadeiros hiperpoliglotas. O britânico Alex Rawlings é um deles. Consegue falar em 11 línguas diferentes, além do Inglês: fala em Russo, em Alemão, em Espanhol, também em Grego, Francês e Holandês. Conversa de forma fluente em Africanêr, Hebreu, Italiano, Esloveno e em Catalão.

Tem apenas 20 anos e não quer ficar por aqui. Os seus objetivos passam por aprender outras Línguas. A próxima será uma que o fascina: Árabe. Entretanto, Alex Rawlings reside na Rússia, onde… aperfeiçoa o Russo. Mas não é só: o curso que está a concluir na Universidade de Oxford tem no conteúdo programático a melhoria do Alemão.

Numa entrevista concedida à BBC, Alex Rawlings explica, em Inglês, que à medida que vai aprendendo novas Línguas o processo de aprendizagem “fica mais simples”. Há especialistas que defendem, por outro lado, que a idade é relevante: quanto mais jovem, mais facilmente se consegue aprender Línguas de outros países. Alex começou este processo muito jovem, confirmando essa tese.

Segundo a BBC, o jovem Alex Rawlings é o ‘multilingue’ mais completo do Reino Unido, com estas 11 Línguas que adicionou ao seu Inglês.

Outro hiperpoliglota chama-se inglês Ray Gillon, de 54 anos, que consegue falar e compreender 18 línguas diferentes, entre as quais o Português. É um autodidata que aprende por prazer e sente prazer em conhecer a etimologia, a origem das palavras.

Ser capaz de se expressar em diversos locais do mundo tem outra grande vantagem: Alex Rawlings e Ray Gillon reforçam a sua capacidade de se expressar na Língua-mãe. Pelo contrário, os monoglotas enfrentam mais dificuldade em falarem na única Língua que sabem falar.

Estima-se que em todo o mundo sejam faladas 7000 Línguas. Segundo a UNESCO Mandarim, Inglês, Espanhol, Hindi, Árabe, Bengali, Russo, Português, Japonês, Alemão e Francês são as mais faladas do mundo. Alex Rawlings e Ray Gillon têm muito para aprender, mas sobretudo muito para ensinar.

Em destaque

Subir