Desporto

Alessandro Zanardi: Perdeu as pernas nos carros e agora é campeão em hancycle

zanardi 1Italiano de 45 anos, antigo piloto de Fórmula Indy e Fórmula 1, viu um acidente atirá-lo para sempre para uma cadeira de rodas, com que ganha agora medalhas.

Há histórias que, por muito tristes que sejam, passam no fim de contas uma autêntica lição de vida. Há os que se queixam, que se dizem sobreviventes, depois há os lutadores, aqueles que vivem realmente.

Alessandro Zanardi era piloto conhecido em todo o mundo. Teve alguns anos na Fórmula 1, onde conduziu carros da Minardi, Lotus, Jordan e Williams. A carreira na mais famosa competição automóvel não foi das melhores. Seria no entanto na Fórmula Indy que Zanardi se notabilizou no desporto sobre quatro rodas, tendo si bi-campeão, 97 e 98.

Em 2001, na pista de EuroSpeedway Lausitz, localizada em Brandemburgo, na Alemanha, Zanardi perdeu o controlo do seu Honda e ficou imobilizado na pista, numa altura em que os adversários passavam a velocidades loucas. Seria Alex Tagliani a aparecer tragicamente no seu caminho.

O embate no carro de Zanardi deu-se a mais de 300 quilómetros por hora, uma velocidade tão grande que o piloto italiano ficou imediatamente sem pernas.

As equipas médicas foram rápidas mas avizinhava-se o pior. Mesmo assim, e após várias paragens cardíacas, Zanardi sobreviveu, embora se tenha rapidamente percebido que as corridas, infelizmente para ele, tinham muito provavelmente acabado.

Contudo, este italiano de 45 anos é demasiado forte para atirar a toalha ao chão: “Sou viciado em desporto, não consigo passar sem ele”, afirma.

Esta semana, nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, Zanardi subiu novamente ao pódio, desta vez não para receber qualquer volante dourado, mas sim para levar para casa a medalha de ouro na prova de contrarrelógio de handcycle H4. Nessa mesma modalidade, o ano passado, Alessandro Zanardi já havia conquistado a maratona de Nova Iorque.

zanardi 1 big

Em destaque

Subir