Nas Notícias

Alertas de incêndio serão emitidos para o telemóvel

Está a ser preparado um sistema de alerta de incêndio mais rápido e ‘pessoal’. As populações das zonas em risco irão receber avisos no telemóvel.

Desenvolvida para alertar as populações em casos de emergência, a tecnologia será primeiro implementada para servir de aviso se houver um incêndio.

O alerta poderá ser emitido em vários formatos, partindo do texto simples para conteúdo multimédia, como imagens e vídeos do fogo, ou mensagem de voz.

De acordo com o Jornal de Notícias, este sistema de aviso deverá começar a funcionar ainda este ano.

À semelhança do que acontece noutros países, os cidadãos da área geográfica afetada passarão a receber mensagens escritas com pormenores sobre a situação de emergência em curso.

Para além dos incêndios, o sistema poderá alertar para acidentes graves em estabelecimentos industriais, fenómenos meteorológicos adversos (como um tornado), cheias, tsunamis, rutura de barragens, emergências radiológicas ou atentados terroristas.

O modelo está a ser desenvolvido por um consórcio formado pelo Ministério da Administração Interna, Autoridade Nacional da Proteção Civil, Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), operadores de telemóveis, rádios e televisões.

Em destaque

Subir