Mundo

Alerta geral lançado após dezenas de crianças roubarem combustível de aviões para usar como estupefaciente

Há uma nova prática que está a alarmar as autoridades australianas. Dezenas de crianças estão a invadir os aeroportos no Território do Norte para roubar combustível dos aviões, para depois ser utilizado como droga.

Segundo a BBC, foi lançado um alerta por todo o país pelas organizações de saúde após terem sido revelados cerca de 100 casos de crianças e adolescentes que inalaram combustível de aeronaves como droga. A mesma publicação avança que pelo menos 10 pessoas, das quais um adulto, já foram hospitalizadas em Darwin, sendo que a pessoa mais nova a ser apanhada por esta “tendência” tem apenas 7 anos.

O canal ‘ABC News’ divulgou, esta segunda-feira, imagens de câmaras de videovigilância de um aeroporto localizado na Ilha Elcho, onde conseguimos ver um rapaz a subir para cima de um avião, para conseguir alcançar o depósito para posteriormente utilizar a substância como estupefaciente.

O combustível dos aviões, uma substância de alta octanagem, é também conhecido por avgas. Segundo as organizações de saúde inalar este combustível é altamente prejudicial, pelo que pode causar graves danos cerebrais e ao nível do sistema nervoso ou mesmo a morte, como afirmou Lucas de Toca, diretor de saúde da comunidade de Miwatj, citado pelo ‘The Guardian’.

“Se estas crianças não pararem, vão ter graves danos cerebrais. O que estamos a dizer às famílias é que [esta prática] vai deixá-los muito doentes, com problemas mentais. Se [os filhos] o continuarem a fazer ao longo do tempo vão morrer”, alertou Joan Djamalaka, profissional de saúde, que acrescenta que está a decorrer uma campanha de sensibilização e informação sobre os riscos desta prática a todos os pais.

A Austrália está em alerta, uma vez que a invasão de aeroportos tem-se tornado uma prática que ocorre quase todas as noites. Então, para travar este problema considerado “preocupante”, o governo desta zona australiana já disponibilizou cerca de 50 mil euros para o patrulhamento noturno no aeroporto da Ilha Elcho.

“Estamos a trabalhar com a comunidade de Miwatj, as equipas de saúde e os líderes locais para perceber por que isto está a acontecer e para garantir que os nossos esforços e serviços chegam a quem mais precisa”, afirmou Jim Rogers, o porta-voz do Território Norte, à BBC.

Em destaque

Subir