Mundo

Alerta em França: Caricaturas do profeta Maomé espalham medo nas embaixadas

caricatura maomeSemanário francês Charlie Hebdo publica hoje novas caricaturas de Maomé, o que deixa as embaixadas francesas receosas de retaliações, em alerta. O mundo islâmico não aceita o que considera ser um insulto ao profeta e ameaça com violência.

Depois do filme ‘A Inocência dos Muçulmanos’, anti-islão, chegam caricaturas de Maomé, que deixam o mundo islâmico sob maior tensão, depois de episódios de violência em alvos específicos. Desta vez, os alvos dessa violência podem ser as embaixadas de França, em virtude da publicação de caricaturas do profeta, por parte do semanário francês Charlie Hebdo.

A publicação de novas caricaturas do profeta Maomé pelo, numa altura de grande tensão em diversos países árabes, colocou as embaixadas francesas em alerta máximo. A escalada de violência no mundo islâmico deve aumentar, o que levou o Governo francês a alertar para mais episódios de retaliação.

As embaixadas de França estão, por isso, em alerta máximo, já que são um dos alvos mais óbvios da resposta às caricaturas que ridicularizam Maomé. As embaixadas foram colocadas naquele nível de alerta por precaução, porque se admitem represálias. Outras representações francesas em todo o mundo também podem ser alvo da revolta islâmica.

“Dei instruções às embaixadas de todos os países onde poderão existir problemas para estarem em alerta máximo e tomarem medidas de segurança muito rigorosas”, afirmou Laurent Fabius, chefe da diplomacia francesa, à rádio France info.

“Muito preocupado, Laurent Fabius considerou que a publicação das caricaturas no Charlie Hebdo são como “deitar gasolina no fogo”.

“Em França, o principio da liberdade de expressão é respeitado. No entanto, depois de um filme imbecil que incendiou o mundo islâmico e ofendeu países muçulmanos, o bom senso deveria imperar”, defendeu o diplomata, que criticou aquele semanário francês, que já por diversas vezes procedeu à publicação de caricaturas de Maomé. Na última vez que o fez, o Charlie Hebdo foi atacado com cocktails molotov.

Em destaque

Subir