Nas Notícias

Alerta da OMS sobre vacinas: Adeptos do Mundial correm risco de infetar e ser infetados

vacinavacina mundial omsMensagem da Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta os adeptos de futebol que tencionem viajar para o Brasil (onde decorre o Mundial’2014) para que verifiquem se o boletim de vacinas está em dia. Aquela organização avisa que estas pessoas correm o risco de infetar e serem contagiados por doenças perigosas. Na Semana Anual da Vacinação nas Américas, surge a mensagem da OMS: ‘Vacinação. A tua melhor jogada!’.

Se vai para o Brasil assistir ao Mundial de Futebol, comprove se tem as vacinas tomadas, sob pena de contagiar ou ser contagiado por doenças infeciosas.

O alerta da OMS surge no dia em que arranca a Semana Mundial da Vacinação, ou Semana Anual da Vacinação nas Américas. ‘Vacinação. A tua melhor jogada!’ e o lema desta mensagem.

“Elegemos este tema como uma chamada à ação para destacar a importância de estar protegido contra as doenças evitáveis mediante vacinação, em particular o sarampo e a rubéola, durante a próxima edição do Mundial de Futebol”, realça Alba María Ropero, assessora do programa de imunização da Organização Panamericana de Saúde, em declarações à EFE, reproduzidas pela agência Lusa.

A Semana Mundial da Vacinação arranca hoje e prolonga-se até ao dia 30 de abril, sob o lema ‘Imunização para um Futuro Saudável. Saber, Verificar, Proteger’. A OMS organiza este evento para alertar a população para a importância da toma das vacinas.

Através de um comunicado, a Organização Mundial de Saúde revelou que cerca de 22 milhões de crianças em todo o mundo estão a tomar as vacinas contra doenças mais comuns. Este número representa uma em cada cinco crianças.

A OMS apela ainda às famílias para que verifiquem se têm o boletim de vacinas em dia. Caso não o tenham, devem procurar os serviços de vacinação para proteger todos os elementos desse agregado.

No âmbito da semana europeia da vacinação, que ocorre pelo quinto ano consecutivo, a DGS emitiu uma nota em que repete o principal aviso da Organização Mundial de Saúde (OMS): as vacinas não são apenas para as crianças, todas as pessoas devem ter as imunizações em dia.

Até ao próximo ano, a União Europeia pretende erradicar o sarampo e a rubéola, depois do recente êxito na eliminação da poliomielite.

“O programa nacional de vacinação, que existe desde 1965, tem tido excelente desempenho, atingindo vários sucessos ao longo dos anos”, salientou a DGS.

As vacinas são obrigatórias numa minoria dos países da União Europeia. A da poliomielite, a título de exemplo, é obrigatória em 12 dos 28 países.

Em destaque

Subir