Nas Notícias

Alerta: Calor em Portugal traz risco muito elevado de exposição à radiação UV

Portugal está em alerta por causa do calor. Há 11 distritos com risco “muito elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como Madeira e Açores, e os restantes distritos estão em risco “elevado”, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Santarém, Leiria, Aveiro e Coimbra estão desde ontem em alerta amarelo, em vigor até às 18h00 de hoje, devido às  elevadas temperaturas.

De acordo com a informação do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra e Beja apresentam um risco “muito elevado” de UV.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores também se encontram sob risco “muito elevado”.

Os restantes distritos de Portugal continental estão sob risco “elevado”, complementa o IPMA.

Os índices UV variam entre menor do que dois (risco “baixo”), 3 a 5 (“moderado”), 6 a 7 (“elevado”), 8 a 10 (“muito elevado”) e superior a 11 (risco “extremo”).

As recomendações passam pelo uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, roupa leve e protetor solar. Deve-se evitar a exposição direta ao sol, uma cautela que vale o dobro no caso das crianças.

O calor coincide com uma previsão de nebulosidade durante a tarde em Portugal continental, com ligeira subida da temperatura mínima, e de condições favoráveis à ocorrência de trovoada.

No norte e centro podem também ocorrer aguaceiros.

Para os Açores e a Madeira também está prevista nebulosidade, com possibilidade de aguaceiros nas ilhas açorianas.

Em destaque

Subir