Nas Notícias

Alentejo: Gabinete de apoio a doentes com Alzheimer tornou-se essencial

alandroalO Alentejo dispõe do primeiro centro de apoio a doentes com Alzheimer, localizado em Alandroal. Numa região envelhecida e isolada, este equipamento tornou-se fundamental, no último ano, para assegurar a qualidade de vida dos que sofrem desta doença e das respetivas famílias.

Alandroal dispõe desde 2011 do primeiro gabinete alentejano para apoiar os doentes com Alzheimer e respetivos familiares. Além deste concelho, o equipamento serve Vila Viçosa, Borba, Elvas e Campo Maior. P

ara além de ministrar formação e fornecer informação, o centro de apoio permite a criação de grupos de autoajuda e reforça as valências locais de psicologia, apoio social, fisioterapia e musicologia. No futuro, será também possível a cedência de algum material a quem dele necessitar, como cadeiras de rodas.

“O grande problema da doença de Alzheimer é que não é um problema de um doente. É de uma família e, muitas vezes, de quem cuida que, com a evolução da doença, vai ter necessidade de apoios ainda maiores do que o próprio doente”, explicou a média Fátima Ferreira, também provedora da Santa Casa da Misericórdia (SCM) do Alandroal.

“A ciência tem coisas muito boas, mas, muitas vezes, ao trabalharmos em determinadas áreas, temos desafios importantes. Ao darmos muitos mais anos à vida, o cérebro começou a sofrer e, portanto, temos pessoas envelhecidas e que estão a beira de problemas graves de demências”, complementou.

Em destaque

Subir