Mundo

Alemanha: Programa para atrair jovens desempregados da UE

angela merkel 1A Agência Federal de Trabalho Alemã (BA) anunciou, esta segunda-feira, a intenção de criar um programa de emprego que visa facilitar o acesso dos jovens da União Europeia (UE) ao mercado de trabalho alemão.

De acordo com o semanário Sol, o programa entrará em vigor em 2013, terá um financiamento de 40 milhões de euros anuais por parte do Ministério Federal do Trabalho e dos Assuntos Sociais, e abrangerá jovens entre os 18 e os 35 anos de idade.

Raimund Baker, membro da administração da BA, salienta que o financiamento incluirá cursos de alemão, visto que a língua constitui o maior entrave ao acesso de jovens estrangeiros àquele mercado de trabalho. Os custos com o reconhecimento de diplomas de cursos de outros países da UE ficarão também a cargo do programa.

A taxa de desemprego na Alemanha baixou, em setembro, para 6,5 por cento, afetando cerca de 2,8 milhões de pessoas (a população ativa ultrapassa 41 milhões). Apesar de algum abrandamento resultante da crise da zona euro, prevê-se que a economia alemã volte a crescer este ano.

As áreas que mais necessitam de mão-de-obra estrangeira são a engenharia, a informática e a saúde (médicos e enfermeiros). Desde meados de 2011, Alemanha tem recebido milhares de jovens à procura de emprego, oriundos sobretudo de Espanha, Grécia e Portugal.

Segundo o Eurostat, Portugal continua a ser o terceiro país com maior nível de desemprego (15,9 por cento em agosto), ultrapassado apenas pela Espanha (25,1 por cento) e pela Grécia (24,4 por cento em junho).

Em destaque

Subir