Mundo

Alemanha mantém Puigdemont detido

Carles Puigdemont vai continuar detido na Alemanha, aguardando na prisão que o tribunal de Neumünster se pronuncie sobre o pedido de extradição apresentado por Espanha.

De acordo com a agência DPA, a justiça alemã informou que o tribunal de primeira instância de Neumünster decidiu prolongar a detenção do ex-presidente da Generalitat até decidir sobre o pedido de extradição.

O líder independentista catalão foi detido ontem de manhã pelas autoridades alemãs, quando tentava regressar da Finlândia, onde se deslocou para participar numa conferência, à Bélgica, onde residia desde que Espanha o mandou prender.

A detenção foi realizada no âmbito de um mandado europeu solicitado por um juiz do Supremo Tribunal espanhol na passada sexta-feira, sob a acusação de delito de rebelião.

Outros 13 líderes catalães foram também alvo de mandados de detenção.

De acordo com a justiça espanhola (de Madrid), foi Carles Puigdemont o principal responsável pelo referendo de 1 de outubro de 2017, no qual a Catalunha votou maioritariamente a favor da independência.

No entender do Governo central espanhol, esse referendo tinha sido proibido, por violar a Constituição.

A 27 de outubro de 2017, o Governo espanhol decretou a dissolução do Parlamento regional da Catalunha e a destituição do executivo regional, tendo convocado de eleições regionais para 21 de dezembro.

As eleições foram ganhas pelo movimento independentista, com os partidos a tentarem nomear um Governo regional que Madrid vai impedindo de tomar posse, mandando prender por rebelião.

Em destaque

Subir