Economia

Alemanha lucra com a crise europeia ao poupar quase 41 mil milhões de euros em juros

angela merkelA austeridade compensa para a Alemanha. Com a crise na zona euro, os investidores preferem aplicar o dinheiro na economia germânica, que dá menor lucro mas é mais segura. Em resultado, o Governo alemão poupou 40,9 mil milhões de euros com a descida dos juros a pagar.

A Alemanha está a lucrar com a austeridade imposta na zona euro. Não é à toa que Angela Merkel defende a disciplina orçamental: por comparação com as restantes 16, a economia germânica destaca-se pela estabilidade que oferece aos investidores, que preferem aplicar o dinheiro a quem oferece um juro menor mas uma garantia mais sólida de pagamento.

Isto faz com que a Alemanha ganhe com a austeridade que faz disparar os juros cobrados às dívidas soberanas de Portugal, Grécia, Itália e Espanha, em especial. Enquanto os países mais aflitos têm de fazer subir o juro que pagam para atrair o dinheiro dos investidores, os alemães baixam esse juro: só com isso, a Alemanha vai poupar 40,9 mil milhões de euros em cinco anos.

As contas são do próprio Governo germânico e estão em destaque, hoje, na imprensa local. Foi o Ministério das Finanças, na resposta a uma pergunta colocada no Parlamento, quem adiantou os números, citados pela revista Der Spiegel: “a Alemanha está a ganhar qualquer coisa como 41 mil milhões de euros com a crise europeia graças à redução dos juros que lhe são cobrados”.

No período em análise, de 2010 a 2014, a descida das taxas de juro cobradas aos empréstimos pedidos pela Alemanha vão permitir ao executivo de Merkel poupar um equivalente a 25 por cento do total do produto interno bruto (PIB) português. Só este ano, a Alemanha vai pagar 31,6 mil milhões, ao invés dos 40,6 mil milhões que estavam projetados.

Os números refletem a confiança dos investidores na economia germânica, à custa do resto da zona euro. A Alemanha é dos poucos países onde o saldo das contas públicas, a receita fiscal, a taxa de emprego, a produção industrial e as exportações têm vindo a subir. Isto fez com que, entre 2010 e 2012, os alemães emitissem menos 73 mil milhões de euros em dívida do que o orçamentado.

Só para termo de comparação, Portugal terá de pagar, ao longo dos anos, 112,4 mil milhões de euros pelo empréstimo de 78 mil milhões de euros cedido pela troika, no âmbito do programa de assistência económica e financeira.

Em destaque

Subir