Economia

Alemanha de Merkel encaixa 1,9 milhões diariamente graças a Portugal

angela merkel 1A Alemanha da chanceler Angela Merkel consegue um saldo positivo de 1,9 milhões por dia, no que diz respeito à balança das importações e exportações de Portugal, entre janeiro e agosto. De acordo com o Correio da Manhã, em 2011 esse valor foi de 4,4 milhões de euros.

A Alemanha liderada por Angela Merkel faz uma verdadeira fortuna com um país em crise. A balança das importações e exportações entre Portugal e Alemanha é favorável a Berlim.

A cada dia que passou, entre janeiro e agosto, entraram nos cofres do Estado liderado pela chanceler Merkel 1,9 milhões de euros, valor não muito expressivo num cenário macroeconómico, mas que deixa a ideia de que Portugal contribui para o enriquecimento da Alemanha.

E estes números são conhecidos um dia depois de os investidores alemães serem convidados a investir em Portugal, aquando do discurso do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, durante a visita de Angela Merkel a Portugal.

Portugal continua a exportar menos para Alemanha do que o inverso, ainda que esse valor esteja em queda. No ano passado, adianta o Correio da Manhã, o país de Merkel ganhou 4,4 milhões de euros diários com Portugal.

Mesmo num cenário de recessão, Portugal importa da Alemanha mais do que exporta. Desde 2007 que o saldo negativo da balança comercial se assinala. Desde então, verifica-se uma ligeira queda progressiva.

Em destaque

Subir