Mundo

Alemanha: bomba da II Guerra Mundial obriga a evacuação de 2500 pessoas em Munique

muniqueFoi encontrada uma bomba de 250 quilos, com o detonador ainda operacional, num bairro de Munique (Alemanha). Como medida de segurança, 2500 pessoas foram retiradas das suas casas. Acorreu ao local mais de uma centena de bombeiros.

A bomba foi descoberta durante as obras de construção de um edifício no bairro de Schawbing, em Munique. A polícia e os bombeiros decidiram mandar evacuar todas as habitações num raio de 300 metros, o que afetou 2500 pessoas.

Segundo a agência EFE, o porta-voz dos bombeiros locais afirmou que a bomba poderia rebentar a qualquer momento, porquanto o detonador ainda se encontrava funcional. Assegurou ainda que, se o pior tivesse sucedido, o edifício mais próximo seria liminarmente destruído, ficando igualmente danificadas as habitações circundantes.

Como forma de atenuar os efeitos de uma eventual explosão, o dispositivo foi parcialmente coberto com palha e areia, devendo ser desativado pelos especialistas, ao longo do dia.

Os moradores afetados foram alojados em instituições públicas, enquanto se procede à desativação e remoção do engenho explosivo.

A II Guerra Mundial decorreu entre 1939 e 1945, pelo que a bomba estaria naquele local há, pelo menos, 67 anos.

Em destaque

Subir