Economia

Alemanha assegura que a troika apertará o cerco a Espanha no programa de apoio

wolfgang_schaeubleMinistro alemão Wolfgang Schäuble, detentor da pasta das Finanças, esclarece que a troika “vai controlar com precisão o cumprimento do programa” de apoio a Espanha, tendo em vista a recapitalização da banca. Há receios de que o fenómeno imobiliário dos EUA se reedite em solo espanhol.

Aperta-se o cerco a Espanha, neste resgate de 100 mil milhões que irão recapitalizar os bancos espanhóis. Nesta segunda-feira, Wolfgang Schäuble, ministro alemão com a pasta das Finanças, disse que Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia estarão atentos ao cumprimento do programa, sendo que a ajuda pode ser suspensa, caso as metas inscritas no plano não sejam atingidas.

A reestruturação da banca espanhola será alvo de vigilância apertada da troika, que “vai controlar com precisão o cumprimento do programa”. O ministro germânico, que prestava declarações à estação pública de rádio Deutschlandfunk, abordava o plano de apoio à Espanha, que hoje impulsionou as bolsas espanhola e portuguesa, que abriram as sessões com fortes ganhos, em reação ao plano de resgate.

O programa de apoio surge após um encontro entre os ministros da Economia e Finanças da Zona Euro. Espanha estará sob vigilância apertada porque o setor financeiro de Espanha sofre os efeitos da especulação imobiliária, sendo a crise imobiliária dos EUA, recentemente, serve de lição, para que não se repita agora na Europa.

“Depois daquela crise nos Estados Unidos, aprendemos, retirámos conclusões e aconselhámos Espanha a proporcionar aos bancos dinheiro suficiente para a sua recapitalização”, afirmou Wolfgang Schäuble.

Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia podem suspender o apoio a Espanha, sendo que o programa de apoio ao país vizinho é diferente daquele que foi acordado com Portugal. A Alemanha promete estar na sombra da Espanha.

Em destaque

Subir