Mundo

Alemanha: Americano bebe demais, faz saudação nazi e é agredido à saída do bar

Um norte-americano ‘com os copos’ achou divertido fazer a saudação nazi, durante as férias na cidade de Dresden, na Alemanha. Para além de infringir a lei alemã, o norte-americano desrespeitou os locais e pagou caro por isso: foi agredido por alguém que não gostou nada da brincadeira.

O incidente ocorreu no sábado à noite, como adianta o The Guardian.

O norte-americano, de 41 anos e que “estava visivelmente alcoolizado”, levantou a mão na típica saudação nazi. Mas não foi apenas uma vez: repetiu o gesto celebrizado por Hitler várias vezes, para espanto e revolta dos alemães.

Ao repetir a saudação nazi à saída de um bar na zona de Neustadt, o turista foi agredido.

“Uma pessoa que ia na rua bateu no homem, que ficou com ferimentos ligeiros”, revelou a polícia de Dresden, em comunicado.

O agressor, que ainda não foi identificado, pode enfrentar uma acusação de agressão.

Já o norte-americano pode ter de responder pelo crime de apologia do nazismo, uma vez que a Alemanha proíbe, desde o final da II Guerra Mundial, símbolos (como a cruz suástica) e gestos (como a saudação nazi) alusivos ao III Reich.

Refira-se que este incidente não é propriamente uma novidade: já este mês, dois turistas chineses fizeram a saudação nazi em frente ao Reichstag, o edifício do Parlamento alemão.

Em destaque

Subir