Economia

Alemanha ajuda Portugal a evitar queda nas exportações devido à crise na Espanha

ministro_eco_alemao_roslerPhilipp Rosler, ministro federal com a pasta da economia na Alemanha, diz que os germânicos estão “prontos para ajudar Portugal” no campo das exportações. Rosler entende que Portugal precisa de apoio para ultrapassar os efeitos negativos da crise na Espanha, país que é o principal importador dos produtos portugueses.

O ministro alemão Philipp Rosler encontrou-se com o homólogo Álvaro Santos Pereira, nesta esta quarta-feira, e manifestou disponibilidade da Alemanha em apoiar Portugal a retomar o ritmo nas exportações, que estão a sofrer os impactos da crise em Espanha.

Deste encontro entre os titulares das pastas da economia, em Portugal e Alemanha, saiu uma base de entendimento para que o mercado alemão se abra às exportações lusas, que podem definhar, colocando em risco as metas orçamentais do Governo, cujas previsões para as exportações estão dependentes do cenário macroeconómico na Europa.

Philipp Rosler abre assim os braços a Portugal e diz que “a Alemanha está pronta para ajudar Portugal ao nível das exportações”. O ministro revela que o país liderado pela chanceler Angela Merkel tem conhecimento da dependência das empresas portuguesas de uma economia espanhola forte.

“A Espanha, que enfrenta dificuldades, é o principal importador de produtos e serviços portugueses. Nós temos conhecimento dessa realidade. Nesse sentido, e uma vez que a Alemanha é a segunda economia importadora de Portugal, estamos prontos para ajudar Portugal”, afirmou Philipp Rosler, depois deste encontro com Álvaro Santos Pereira, que decorreu em Lisboa, na sede do Ministério da Economia.

As conversações entre os dois titulares das pastas da economia vão ser retomadas em setembro, com uma visita de Álvaro Santos Pereira a Berlim, capital da Alemanha. Aí, serão limadas as arestas desta ajuda germânica a Portugal. “Nessa reunião, discutiremos de que modo poderemos fortalecer as exportações portuguesas para a Alemanha”, sublinhou o ministro Philipp Rosler.

As portas dos mercados de importação alemãs estão entreabertas, mas apenas para a compra de produtos “semiacabados”, segundo Rosler, que descarta o interesse das empresas alemãs na aquisição de empresas lusas. “Os alemães têm interesse, presumo, em comprar empresas, mas somente produtos semiacabados”, realça o governante alemão.

Philipp Rosler tem na agenda um encontro com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, além de uma participação num fórum que juntará empresários alemães e portugueses, no IAPMEI, em Lisboa. Nesse encontro, as exportações estarão em debate, até porque as portas dos mercados internacionais são a escapatória para centenas de empresas, vítimas da contração do consumo e das restrições orçamentais em Portugal.

A visita do ministro federal alemão da Economia decorre nesta quarta-feira, sendo que Philipp Rosler vem acompanhado de um grupo de empresários germânicos que procuram negócios em solo português, mais do que prestar apoio.

Em destaque

Subir