Nas Redes

Aldeias nacionais em competição por um lugar entre as 7 Maravilhas de Portugal

A RTP torna a ser parceira da iniciativa que pretende “puxar pelo potencial do interior do país”.

A iniciativa 7 Maravilhas de Portugal está de regresso e este ano foca-se nas aldeias portuguesas. Mais uma vez, a RTP será a televisão oficial do evento, pelo que já estão marcadas sete galas em direto, aos domingos à noite, entre 9 de julho e 20 de agosto. Em abril serão reveladas as 49 aldeias pré-finalistas a concurso, que depois passarão para 14. A final será a 3 de setembro. As aldeias vencedoras serão apuradas através do voto telefónico, em sete categorias: Aldeias com História, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas e Aldeias em Áreas Protegidas.

Eduardo Cabrita, ministro adjunto, numa conferência de imprensa explicou que “este projeto insere-se na missão do governo de puxar militantemente pelo potencial do interior do país, no quadro daquilo que é uma prioridade, que é a valorização do território”.

“Queremos olhar para estes espaços [aldeias], não de forma fatalista ou melancólica, de paisagens lindas às quais vamos recarregar baterias, mas como espaços de futuro, de oportunidade, de iniciativa, de ideias”, realça.

No evento esteve também presente Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. “Este programa é um instrumento decisivo para a dinamização turística dos destinos menos conhecidos e para a promoção do turismo sustentável”, afirmou.

“A força dos nossos projetos reside na capacidade de divulgação e produção para um público generalizado, que nos acompanha cá dentro e lá fora. Este fenómeno de comunicação acontece graças à RTP, ao envolvimento que tanto a informação como a programação têm dado ao projeto. A RTP é um parceiro essencial no sucesso da marca”, um balanço positivo da parceria com a RTP feito por Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

Da mesma forma, Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, sublinhou que colocar as galas em direto aos domingos à noite “permite promover o país fantástico que temos junto de milhões de telespectadores em todo o mundo”.

Catarina Furtado e José Carlos Malato serão novamente os rostos do projeto e os apresentadores das galas. “Tenho aprendido muito sobre nós, portugueses, ao estar neste projeto. Sobre a nossa história e o que queremos em relação ao nosso futuro. Isso faz de mim uma pessoa mais rica”, admite Catarina Furtado ao Diário de Notícias.

Em destaque

Subir