Nas Notícias

Alçada fecha escolas; Oposição fala em fim de ciclo

Ministra da Educação decide fechar 420 escolas do 1.º Ciclo. A oposição reage e fala no encerramento de outro ciclo: o de Isabel Alçada no Governo. Professores temem mais desemprego e a representante do Governo confirma “despedimentos pontuais”.

São 420 escolas do 1.º Ciclo que fecham as portas, já a partir do próximo ano letivo, segundo adianta a ministra da Educação. Isabel Alçada encerra estabelecimentos com menos de 21 alunos, desde que haja alternativas e transportes para as novas escolas, sem prejuízo para a qualidade de ensino dos alunos.

“O Governo tentará fechar todas no ano letivo de 2011-2012”, disse a ministra, adiantando que o despacho já foi “assinado” e deverá ser publicado em breve. Mas houve outros ciclos em discussão, na conversa com os jornalistas, após audição na comissão parlamentar de Educação.

O CDP-PP considera que o ciclo de Isabel Alçada na pasta da Educação também está a chegar ao fim. “A sua aventura no Ministério está a chegar ao fim. Não sei se para sua satisfação ou insatisfação”, disse o deputado José Manuel Rodrigues.

De fora desta luta partidária, os professores temem mais desemprego. Isabel Alçada foi confrontada com esta questão e assumiu que irão verificar-se despedimentos de professores que têm contrato anual com as escolas. “Abrimos os lugares de acordo com a necessidade dos alunos. Por outro lado, haverá menor número de horários”, disse a ministra.

Em destaque

Subir