Categorias: Velocidade

Albuquerque vence categoria GT nas 24 Horas de Daytona

Na fase noturna o ritmo consistente da equipa permitiu-lhe rodar no top quatro, mas com o Corvette nº 9 a mostrar-se impotente para acompanhar os Riley, sobretudo os carros da Ganassi Racing.

A pouco mais de uma hora do final, quando João Barbosa voltou para os comandos do melhor dos Corvette DP da Action Express, a luta passou a ser mesmo pela vitória, face à proximidade aos Riley de AJ Allmendinger e Juan Pablo Montoya, que seguiam na frente da prova.

É então que se dá a situação que sentenciou o quarto lugar do piloto do Porto, quando, após uma situação de neutralização da corrida, Barbosa ultrapassou Max Angelleli e AJ Allmendinger no reatamento.

O americano tentou recuperar o segundo posto na primeira curva, João tapou a trajetória e o Riley Ford da Michael Shank Racing foi à berma da pista. Algo de que também o português fora vítima na época passada, mas sem que a sanção fosse a mesma.

Só que a organização da Grand-Am teve outro entendimento e penalizou João Barbosa com um ‘stop & go’, atirando-o para o quarto posto e para fora do pódio, encabeçado por Juan Pablo Montoya, Scott Pruett, Memo Rojas, Scott Dixon e Charlie Kimball, que assim deram mais um triunfo à Ganassi nesta mítica prova da resistência mundial.

Êxito merecido para Albuquerque

Filipe Albuquerque – que partilhou o Audi R8 # 24 da Alex Job Racing com Edoardo Mortara, Oliver Jarvis e Dion Von Moltke – realizou uma prova a todos os títulos notável. O piloto de Coimbra esteve aos comandos do carro alemão no começo e o final da corrida, com mais uns turnos de condução pelo caminho, sendo obrigado a uma grande recuperação, depois de alguns problemas no Audi branco e uma penalização.

Mas a vitória de Albuquerque na categoria GT só chegou mais perto do final, quando, mercê de uma boa gestão de combustível e de uma excelente estratégia, que lhe permitiu manter-se na frente da classe, mesmo quando parou nas boxes para um rápido reabastecimento.

”Achei que era complicado recuperar toda a distância para o líder, mas não nos demos por vencidos. Quando peguei no carro para o último turno dei tudo o que tinha e não tinha. A última volta foi muito dura. Estou muito orgulhoso pelo meu trabalho, dos meus companheiros e de toda a equipa, que foi excecional em todos os momentos”, comentou Albuquerque após o final da corrida.

Rui Águas também chegou a estar em posição de destaque nos GT, sobretudo na fase noturna, mas a verdade é que a consistência da sua equipa – formada também pelo piloto da NASCAR Clint Bowyer e por Michael Waltrip – não permitiu ser melhor do que sétimo classificado na classe.

Quanto a Pedro Lamy, que era o melhor colocado dos quatro portugueses à partida para esta prova, acabou por ser vítima de problemas mecânicos logo no início da corrida, quando Stéphane Sarrazin estava ainda aos comandos do Corvette DP nº 3 da Star8 Motorsports.

As mais de 40 voltas perdidas nas boxes hipotecaram desde logo qualquer possibilidade de um bom resultado, pelo que Lamy, Sarrazin, Nicolas Minassian e Enzo Potolicchio se limitaram a levar o carro laranja até ao fim o melhor colocado que lhes fosse possível.

Classificação

1.º Pruett/Rojas/Montoya/Kimball/Dixon (Riley BMW) 709 voltas

2.º Angelleli/Hunter-Reay/J.Taylor (Corvette DP)

3.º Allmendinger/Ambrose/Negri/Pew/Wilson (Riley Ford)

4.º Barbosa/Rockenfeller/Fittipaldi/Burt Friselle (Corvette DP) + 1 volta

5.º Garcia/Gavin/R. Taylor/Westbrook (Corvette DP) + 4 voltas

6.º Bourdais/McNish/Dalziel/Popow (Riley Ford) + 5 voltas

7.º Fogarty/Gurney/Gidley/Law (Corvette DP) + 6 voltas

8.º Piquet Jr/Nasr/Brian Frisselle (Corvette DP) + 12 voltas

9.º Albuquerque/Mortara/Jarvis/Van Moltke (Audi R8 GrandAm) + 22 voltas

10.º Rast/Stippler/Basseng/Baas (Audi R8 GrandAm) + 22 voltas

Página: 1 2

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

15 de maio, nasce Humberto Delgado, o ‘General sem Medo’

Hoje é dia de recordar Humberto Delgado, militar português da Força Aérea, um dos grandes…

há % dias

14 de maio, morrem Frank Sinatra e B.B. King

A morte do eterno Frank Sinatra é assinalada hoje, data em que, em 1998, parte…

há % dias

Estudo sugere que bactérias sobrevivem em meio hospitalar através da degradação de plásticos

Um estudo liderado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sugere…

há % dias

13 de maio, nasce o médico e investigador Georgios Papanicolaou

No dia 13 de maio de 1883, nasce Georgios Papanicolaou, médico e investigador grego que…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias